O perigo do abscesso dentário e a solução
Um abcesso dentário é o acúmulo de pus devido a uma infecção bacteriana. o problema pode acontecer em várias regiões do dente por razões diferentes. Tanto na ponta da raiz dentária como nas gengivas junto à raiz de um dente. O dentista deve ser procurado o mais rápido possível para solucionar o problema.
O abcesso dentário não se cura sem tratamento. Caso ocorra rompimento, a dor pode diminuir, porém não quer dizer que o tratamento deve ser dispensado. Se o abcesso dentário não for drenado a infecção pode se espalhar para outras partes da sua boca, podendo inclusive afetar outras partes do seu corpo, especialmente em pessoas com baixa imunidade.
Sintomas de Abscesso dentário
- Dor de dente;
- Vermelhidão na área afetada;
- Sensibilidade ao toque;
- Drenagem de pus;
- Dificuldade de abrir a boca ou mastigar;
- Gânglios do pescoço inchados;
- Dente escurecido.
É possível diagnosticar um abcesso dentário apenas com um exame de olho. Entretanto, pode ser preciso um raio-x do dente para verificar se não há infecções em outras áreas da boca que ainda não formaram abcessos. Os três tratamentos mais comuns para o problema são os seguintes. A Incisão e drenagem do abcesso quando o dentista poderá fazer um pequeno corte no abcesso, retirar o pus e higienizar a área com uma solução salina.
No tratamento de canal o procedimento pode ajudar a eliminar a infecção e salvar o dente. O dentista remove o tecido doente central usando uma broca e drena o abscesso. Em seguida, a cavidade será vedada. Também é colocada uma coroa no dente para aumentar sua rigidez. Caso o dente não puder ser salvo, deverá ser feita uma extração seguida de drenagem.
Prevenção de abscesso dentário
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia;
- Use fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da última escovação diária;
- Troque a escova de dentes pelo menos uma vez a cada três ou quatro meses;
- Evite alimentos ricos em açúcar;
- Faça visitas regulares ao dentista.
Abcesso dentário em estágio avançado pode evoluir para osteomielite, uma infecção no osso, que é causada pela bactéria que se encontra presente no abcesso dentário e que se espalha através da corrente sanguínea. A osteomielite pode causar vários sintomas como náusea, vômito, febre, calafrios e diarreia.
Portanto este tipo de problema pode tanto ser tratado pelo dentista como um médico especializado nesta área. O abscesso dentário deve ser tratado ainda com a prescrição de alguns medicamentos alguns com efeito tanto antibiótico ou mesmo antinflamatório.
O médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o caso específico, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações e nunca se automedique, além de não interromper o uso do medicamento sem consultar o profissional e em caso de problemas, como tomar uma dosagem inadequada ou uma reação inesperada entre em contato com ele imediatamente. Abscesso dentário tem cura caso o paciente siga as instruções de maneira correta.