Como acabar com mau hálito da garganta?
Sofrer com halitose é algo que ninguém merece, mas que muita gente acaba passando e não trata por vergonha ou por algum outro motivo. Entretanto, além de prejudicar no convívio social, esse problema pode ser sintoma de algo mais sério em relação à saúde, devendo ser verificado o quanto antes para que o quadro não evolua.
E para acabar com mau hálito da garganta, muita gente recorre a balas de hortelã, chiclete de menta ou mesmo uma pasta de dente mais refrescante, porém, essas são medidas superficiais, que não atingem a raiz do problema quando esse é recorrente e não uma simples ocasião em que se ingeriu alho ou cebola. A halitose, não essa esporádica, causada por algum alimento, mas a recorrente, é comum para muitas pessoas de diversas idades e pode ser causada por vários motivos. E se esse é o seu caso ou o de alguém que você conhece, a primeira medida a ser tomada é procurar por um dentista, pois apenas um profissional dará o diagnóstico correto e prescreverá o tratamento mais adequado.
Acabar com mau hálito da garganta e da gengiva
Acabar com mau hálito da garganta ou o causado por doenças na gengiva é o desejo de quem sofre com isso diariamente e sabe o quão desagradável é ter esse problema. Afinal são muitas as ocasiões em que a halitose pode interferir negativamente na rotina pessoal e profissional. No entanto, independentemente da origem do problema, é possível acabar com mau hálito da garganta desde que seguidas as recomendações do profissional da odontologia. E como medidas de prevenção, a halitose pode ser evitada por meio de simples ações como:
- Usar o fio dental e o enxaguante bucal diariamente, além de uma boa escovação, limpando também a língua, após qualquer refeição;
- Quem usa aparelho ortodôntico precisa ter atenção redobrada na higienização da boca, pois esse acessório favorece o acúmulo de resíduos de alimentos;
- Se consultar regularmente com o dentista e fazer limpezas evitando o acúmulo de tártaro e placa bacteriana;
- Ter uma dieta balanceada, evitando o excesso de comidas gordurosas, café, frituras e industrializados;
- Abandonar o tabagismo;
- Se hidratar, bebendo pelo menos dois litros de água por dia;
- Ter um controle maior em relação ao estresse, pois o emocional e o psicológico também desencadeiam mau hálito.
Outros tipos de halitose
O mau hálito temporário pode ser causado pela ingestão de alimentos como alho, cebola e até mesmo temperos mais fortes, mas também por jejum prolongado ou pelo consumo elevado de bebida alcoólica. Há ainda um fato curioso, a respeito da halitose imaginária, que também pode ser conhecida como halitofobia ou halitose psicossomática, que nada mais é do que pacientes que apresentam alguma alteração no olfato e acreditam ter mau hálito, porém o odor não é detectado. Vale dizer que quem faz uso de determinados medicamentos regularmente também está sujeito a mau hálito, portanto, para se chegar a verdadeira causa do problema e não simplesmente buscar um meio de acabar com mau hálito da garganta, é preciso recorrer a ajuda profissional de um dentista.