Aparelho dentário é aliado do sorriso perfeito
Os aparelhos ortodônticos há décadas são aliados dos pacientes que precisam de correção no seu sorriso. O aparelho dentário pode ser prateado, colorido, transparente ou até mesmo invisível. Existem inúmeros tipos para cada problema enfrentado pelo paciente, mas mas podemos genericamente dividir em aparelhos fixos e móveis e ainda em Ortodônticos e Ortopédicos quanto ao efeito.
Tipos de aparelho dentário
- Aparelho fixo;
- Aparelho Fixo estético;
- Aparelho móvel;
- Expansor;
- Aparelhos alinhadores;
- Aparelho lingual.
Os aparelhos fixos atuais estão muito mais anatômicos e confortáveis para a boca. A estrutura do dispositivo é composta por bandas, fios e/ou bráquete. Por não permitir a remoção a participação do paciente no sucesso do resultado é menor. Com esse aparelho se obtém movimentos precisos dos dentes, porém exige um cuidado maior na sua higienização.
Preocupação com a estética em aparelho dentário
Feito de materiais transparentes, o aparelho dentário fixo estético se destaca em relação ao metálico por oferecer maior discrição ao paciente, sendo uma opção quando comparado ao metálico e bastante procurada pelos adultos. É uma excelente opção para quem quer e precisa corrigir a má formação dos dentes sem deixar de lado a aparência. O produto possui opções em policarbonato, porcelana ou safira, todos com a principal de qualidade de não desgastarem. Independente de ser metálico ou transparente alguns alimentos precisam de atenção pelo paciente. Confira:
- Alimentos duros - Ingredientes com consistência dificulta a mastigação e pode quebrar os bráquetes do aparelho;
- Alimentos que precisam ser mordidos, pois o recomendado ao paciente é cortá-los em pequenos pedaços;
- Chicletes e balas podem além de poder danificar o bráquete o açúcar aqui é outro problema;
- Alimentos muito pequenos ou com sementes;
- Refrigerantes em razão do açúcar;
- Alimentos com corantes.
Um aparelho dentário bastante recomendado para crianças é o aparelho móvel, especialmente até os 12 anos. Para os adultos ele também tem uma função importante, pois deve ser usado após o término do tratamento com aparelho fixo por um período determinado de tempo para evitar movimentação dos dentes. Mesmo que seja móvel, seu uso deve ser constante.
Para casos mais simples, de curta duração, o aparelho lingual costuma ser sugerido. É considerado um aparelho da ortodontia invisível. O modelo é popular por praticantes de esportes de maior contato pois os bráquetes são implantados na parte interna dos dentes ficando em contato com a língua.
Sucesso do tratamento é trabalho em equipe
O bom sucesso da colocação do aparelho dentário, independente do modelo escolhido, passa pela consciência do paciente em seguir direito as recomendações do seu dentista, para que o tratamento tenha a duração prevista e possa acontecer de maneira tranquila.
Nesta fase a higiene bucal é mais importante que nunca. Para quem tem aparelho dentário as escovas interdentais são um aliado importante para a limpeza. As visitas ao profissional ou equipe que implantou o aparelho é decisiva para verificar o andamento da intervenção. Atualmente colocar um aparelho dentário não se trata mais de uma dor de cabeça graças ao avanço da tecnologia.