Aparelhos ortodônticos e suas muitas funções
Muitas crianças, adolescentes e adultos precisaram em algum momento de sua vida fazer a escolha para usar um aparelho ortodôntico para fazer correções no posicionamento dos seus dentes com o objetivo de garantir um sorriso perfeito. Com o avanço das técnicos ortodônticas os aparelhos se tornaram mais modernos e práticos.
Para atender o anseio de produtos esteticamente mais favoráveis os aparelhos foram desenvolvidos em cores e modelos que funcionam quase como um acessório de moda, de forma semelhante aos óculos. De forma geral eles podem ser divididos em aparelho ortodôntico fixo e móvel, com benefícios ortopédicos e ortodônticos.
Tipos de aparelho ortodôntico
- Aparelho fixo;
- Aparelho móvel;
- Aparelho fixo estético;
- Expansor;
- Aparelho lingual;
- Aparelhos alinhadores.
O mais conhecido de todos é o aparelho fixo, composta por bandas, fios ou bráquetes. O objetivo é fazer com que os dentes sejam puxados e gradualmente cheguem na posição ideal. A grande vantagem deste aparelho ortodôntico é a precisão que ele oferece na correção. Porém, o paciente deve estar mais atento a sua higienização.
No caso do aparelho móvel sua utilização é bastante frequente em crianças até 12 anos que ainda não contam com os dentes definitivos. Sua aplicação é para manter os dentes na posição correta, portanto deve ser usado sempre, para que todo o tratamento realizado anteriormente não corra o risco de ser perdido.
O aparelho fixo estético é feito de materiais transparentes, possibilitando uma estética de mais beleza quando comparado ao metálico. Eles não se desgastam em razão do material com que são produzidos e proporcionam segurança e beleza ao sorriso do paciente.
Outro produto em aparelho ortodôntico é o Expansor. Sua principal indicação é para correção de mordida cruzada, sendo mais indicada para pessoas jovens. O resultado é a ampliação do céu da boca e também no espaço para dentes que estão muito próximos. Nos adultos para chegar no mesmo resultado a intervenção cirúrgica se faz necessária.
Dois produtos que ainda complementam a linha de tratamentos em aparelho ortodôntico são os de alinhadores e de língua. O primeiro tem um caráter bastante estético, mas também funcional para pessoas que possuem algum tipo de rejeição aos aparelhos metálicos. Já o lingual aplica-se para tratamentos mais simples e de curta duração, além de consistir em um modelo bastante usado por esportistas de atividades com contato.
Cuidados com os alimentos
O uso do aparelho ortodôntico, independente do modelo, requer do usuário muitos cuidados, em especial com a alimentação. Os mais conhecidos são os chicletes e balas, além do açúcar, sua consistência pode causar danos como a quebra do bráquete.
Alimentos considerados duros podem ser um risco para o aparelho, entre os quais cenoura, milho, outros vegetais crus. Uma saída é procurar comê-los em tamanhos bastante reduzidos ou ainda alimentar-se deles na opção cozida, pois assim ficam mais moles. O refrigerante também é um vilão do aparelho ortodôntico pois pode permitir que o usuário acumule no local sendo um potencial combustível para o aparecimento de cáries em razão da higiene na região ser mais complicada.