Tratamento de canal no dente descomplicado
Um dos procedimentos odontológicos mais temidos, o tratamento de canal conquistou esta fama por décadas por exigir uma intervenção bastante invasiva do profissional. Com o avanço das técnicas, esta realidade mudou e o paciente pode passar pelo tratamento de canal no dente sem sofrer tanto agora.
O tratamento de canal no dente é a limpeza e desinfecção do espaço interno do dente, que se estende por canais internos, removendo a parte da polpa comprometida e depois preencher e selar o dente. Existem pelo menos três condições que levam uma pessoa a precisar de um tratamento de canal.
- Infecção provocada por cárie;
- Trauma;
- Necessidade de prótese dentária;
- Má higiene.
A mais corriqueira forma de tratamento de canal no dente é por contaminação comumente causada por alguma cárie que não foi tratada de forma correta anteriormente. Se as bactérias penetrarem no dente até chegarem à polpa, toda aquela área fica inflamada e acaba infeccionando. Algum trauma ou fratura que o dente possa ter sofrido pode ter como consequência final a necessidade de tratamento de canal no dente.
Visite o dentista para diagnóstico
O dentista saberá identificar sinais preocupantes antes mesmo de eles se tornarem mais graves, e poderá evitar a necessidade de um tratamento de canal no futuro ou de outros procedimentos odontológicos. O intervalo adequado de consulta com o o dentista ocorre pelo menos a cada seis meses.
Para ter certeza de que o paciente precisará realizar o procedimento, o profissional solicitará um exame de raio-x. Só assim ele poderá enxergar melhor o que se passa no dente. O tratamento começa com a anestesia local, sempre no dente infeccionado. Após é feito um isolamento total que o dentista utiliza para proteger o resto da boca e o paciente, visto que são usados instrumentos pequenos que poderiam ser engolidos.
Todo o procedimento é feito com anestesia local. Durante o tratamento, o mesmo não deve provocar dor. Atualmente quase a totalidade dos casos são realizados em uma única sessão, sendo que a duração varia de 40 minutos até duas horas, dependendo do caso.
Consequência de não fazer o tratamento
A higiene oral é extremamente importante por diversos motivos. Além da saúde, é também um fator social, pois aparência e hálito contam em ambientes de trabalho, por exemplo, assim como nos relacionamentos amorosos e de amizade. A infecção no dente, se deixada sem cuidados, pode se aprofundar e se espalhar pelo corpo, resultando até em morte, pois pode atingir válvulas cardíacas contribuindo para sua obstrução.
Para quem tem medo de realizar o tratamento de canal no dente em razão de problemas financeiros uma ótima saída são os planos odontológicos, que na maioria oferecem cobertura para esta demanda. O mercado oferece diversas opções com carências variadas e que podem ser negociadas, permitindo que o cliente possa aproveitá-lo de forma mais imediata no caso de urgência em buscar o especialista para que o tratamento de canal no dente seja diagnosticado em fase inicial e possa ser tratado da melhor forma.