Como funciona a cárie como tratar e sua evolução
Quando as bactérias provocam manchas da superfície do esmalte dental e até formam cavidades, certamente é a indicação de que existe na região uma cárie. Cerca de 90% da população teve, tem ou ainda terá o problema dentário, que pode ser mais comum do que se imagina. Muitas pessoas procurar entender cárie como tratar, mas, para isso, é preciso conhecer o motivo de sua ocorrência e o porquê as bactérias agem de forma a causar dor, desconforto e a falta de qualidade do dente. Na verdade, tudo se inicia com a alimentação rica em hidratos de carbono, ou seja, doces em geral, como chocolates, balas e bolos. Através deles, as bactérias cariogênicas produzem uma substância ácida, que, ao diluir, provoca lesões, mais conhecidas como cáries.
Se os doces servirem como alimento durante a noite ou antes de a pessoa dormir, a possibilidade do indivíduo adquirir cáries é ainda maior, pois ela agem melhor enquanto a boca está fechada e com menos saliva, que, muitas vezes, serve como proteção oral. Dentre todos os dentes, os que mais têm a facilidade de sofrer com cáries como tratar são os que ainda não atingiram a maturação completa, não são permanentes, molares e pré-molares. Todos podem levar restos alimentares se a higienização não for completa, o que faz com que as bactérias encontrem o local perfeito para causarem danos.
Cárie como tratar da forma adequada
A cárie como tratar necessita de tratamentos com o dentista, que realiza a limpeza no dente e, se houver perfurações, as arruma com materiais específicos. Porém a melhor forma de tratar o problema é evitá-lo, o que faz necessário:
- Escovas os dentes com pasta dental com flúor no mínimo duas vezes ao dia;
- Usar fio dental após as refeições, especialmente à noite;
- Se alimentar corretamente, evitando doces antes de dormir;
- Visitar o dentista ao menos uma vez a cada seis meses para acompanhar a situação da saúde oral.
O que ocorre após a evolução da cárie como tratar
A cárie como tratar causa extrema dor. O início pode apenas aparecer através de uma coloração diferenciada no dente, esbranquiçada, amarelada ou amarronzada, mas, com a falta de tratamento, evolui para um problema que causa extenso desconforto. Caso as bactérias, chamadas streptococcus mutans, alcancem regiões profundas, podem atingir a dentina, o que faz com que as substâncias ácidas sejam absorvidas com mais facilidade, causando ainda mais dor, como se um coração pulsasse dentro da cavidade oral. Como consequência, não apenas a dor e desconforto aumentam, mas também o mau hálito e a sensibilidade, que evoluem conforme a demora de encontrar o tratamento necessário.
Por outro lado, apesar de grande parte da população conhecer a cárie como tratar, este não é um problema normal, pois indica que algo está errado com a saúde bucal do indivíduo. Sendo assim, assim que houver a percepção de uma coloração diferente na dentição, é preciso procurar o dentista imediatamente. Se a infecção evoluir, pode atingir mais dentes ou facilitar com que as bactérias entrem na corrente sanguínea, atingindo até mesmo as veias do coração, o que podem causar paradas cardíacas.
Muitos casos comprovam a gravidade da falta de tratamento de uma cárie, porém, há casos que uma infecção mal cuidada em um dente de leite de uma criança evoluiu para um caso de unidade de tratamento intensivo (UTI). Desta forma, é preciso evitar o problema com uma higienização completa, sem jamais deixar de lado a importância da saúde bucal.