Cárie dentária tratamento é a doença dental mais comum
Todas as pessoas devem manter uma rotina de visitas ao dentista para manter a saúde dentária em dia e evitar complicações mais graves. Não há um consenso em relação a esse tempo, mas em média, os especialistas indicam uma avaliação duas vezes por ano. Um dos problemas mais comuns que pode surgir nos dentes é a cárie dentária, que acontece devido a ação de bactérias que vivem em nossa boca e que produzem ácidos que causam a desmineralização do esmalte do dente, chegando a atingir sua camada seguinte, a dentina. A cárie dentária tratamento destrói o dente causando lesões que podem ser desde mais simples, quando descobertas logo no início, até mais graves, causando orifícios nos dentes ou até sua perda caso destrua a estrutura interna do dente. O paciente ainda pode desenvolver um abcesso dental caso as bactérias se espalhem pela raiz do dente.
Como não há como evitar as bactérias, que estão naturalmente na nossa boca, o segredo para evitar a cárie dentária tratamento é escovar os dentes regulamente após as refeições, sempre com creme dental com flúor, completando a higienização com o uso de fio dental e enxaguante bucal antibacteriano. Além disso, evitar o excesso de consumo de doces ou alimentos ricos em açúcar, que aumentam a produção de ácidos produzidos pelas bactérias. Balas e chicletes nem pensar! E atenção às crianças: a cárie dentária tratamento também pode surgir em dentes de leite.
Sintomas e tipos da cárie dentária tratamento
O principal sintoma de que há algo errado nos seus dentes é a dor. A temível dor de dente é um grande alerta de que está na hora de procurar um dentista. Mas, a cárie dentária tratamento simples não apresenta dor, quando isso acontece é porque ela já cresceu e atingiu o nervo do dente. Porém, outros sintomas podem ser um alerta de que a cárie está presente nos dentes, como:
- Dor ao morder ou mastigar;
- Dor ao ingerir líquidos ou comidas;
- Sensibilidade a alimentos gelados ou quentes;
- Sensibilidade a alimentos doces;
- Orifícios nos dentes;
- Alteração da cor do dente ficando mais escura.
Saiba mais sobre a cárie dentária tratamento
É preciso avaliar a cárie dentária tratamento para saber se o esmalte do dente foi totalmente comprometido ou não. Caso a cárie ainda esteja no início o tratamento é mais simples, mas se não houve total desmineralização do esmalte do dente ele pode ser tratado com restauração. Casos mais avançados de cárie dentária tratamento necessitam que seja feito um procedimento de canal. Um dos tratamentos que ajuda a prevenir o acúmulo de placas bacterianas e, consequentemente, a cárie é o uso de selante, uma película que pode ser aplicada nos dentes desde a infância.
Existem três tipos de cárie dentária tratamento. A coronária, que surge nas superfícies de mastigação ou entre os dentes; a radicular, que afeta a parte da raiz do dente que fica exposta devido a retração da gengiva que acontece com o envelhecimento humano, e recorrente, que surge em volta das restaurações e coroas que o paciente já tenha nos dentes. No tratamento, o dentista remove a parte deteriorada do dente e preenche o local com materiais odontológicos, como liga de prata (amálgama), ouro, porcelana ou resina composta, sendo que a porcelana e a resina são as que possuem uma aparência mais próxima do dente, deixando um aspecto natural na restauração.