Porque fazer uma cirurgia de enxerto de gengiva
Ter dentes bonitos e saudáveis é o sonho da maioria das pessoas. Mas, quando o paciente apresenta perda de estrutura óssea da gengiva não adianta ele investir no tratamento dos seus dentes, seja um implante ou outro tipo de tratamento, visando a saúde ou a estética, sendo que essa estrutura óssea não irá segurar seus dentes com a mesma firmeza de antes. Essa perda de estrutura óssea da gengiva pode acontecer por diversos motivos, como pelo fato de ao perder os dentes o paciente não os repor, pelo uso de medicamentos contínuos, pela falta de vitamina D e de cálcio no organismo, mas também há casos em que o paciente tem um biótipo de gengivas finas e delicadas.
Por isso, os dentistas indicam a cirurgia de enxerto de gengiva, para repor essa estrutura óssea da gengiva que foi perdida ou que é fraca e que é responsável por firmar a arcada dentária. Somente com essa reposição e fortalecimento é possível a realização de alguns procedimentos no paciente, como um implante dentário. Mas, há casos de pacientes que utilizam essa técnica para fins estéticos também, para melhorar a harmonia do sorriso.
Como é feita a cirurgia de enxerto de gengiva
Para realizar a cirurgia de enxerto de gengiva existem quatro tipos de enxertos que podem ser usados na reposição. O enxerto livre é o que o cirurgião dentista retira uma porção da gengiva do próprio paciente de áreas mais distantes, o que pode ocasionar em coloração diferente dentro da boca. Já o tecido conjuntivo é o que é removido apenas da parte interna da gengiva deixando a camada superficial intacta. Dessa forma, não ficam marcas nem diferenças de cor na gengiva. Outras opções menos usuais no Brasil são o enxerto de origem animal e o biossintético.
A cirurgia de enxerto de gengiva é indicada em casos de:
- Perda de estrutura óssea da gengiva;
- Gengivas retraídas ou atrofiadas;
- Gengivas finas e delicadas;
- Recebimento de implantes;
- Recebimento de outros tratamentos dentários (funcionais ou estéticos).
Recuperação após a cirurgia de enxerto de gengiva
A cirurgia de enxerto de gengiva é considerada simples. O procedimento cirúrgico não deixa cicatrizes, pois é realizado somente do lado interno da boca e, normalmente, o paciente sente um pequeno desconforto apenas nas áreas em que foram coletados os tecidos da gengiva. O paciente precisa seguir os cuidados no pós-cirúrgico, pelo menos na primeira semana, para evitar o deslocamento do tecido enxertado na gengiva, como consumir alimentos líquidos e pastosos frios.
Após duas semanas o paciente já sente as primeiras melhoras, a escovação dos dentes já pode ser feita por ele, em casa, e algumas atividades são retomadas com o aval do dentista. Entre 20 e 45 dias, em média, os processos inflamatórios e cirúrgicos já estão bons. Mas, caso o paciente vá realizar algum procedimento, como implanta dentário, é preciso esperar mais um pouco, em torno de 120 dias (quatro meses), para que a cirurgia de enxerto de gengiva esteja totalmente restaurada.