Cirurgia de redução de bochecha: o que é bichectomia?
Um procedimento estético ligado a odontologia que virou mania entre as celebridades, e que conquista cada vez mais adeptos também entre não famosos é a bichectomia. De nome pode não ser familiar para muita gente, mas esse procedimento traduzido para uma linguagem mais direta é a cirurgia de redução de bochecha. Essa intervenção recebe esse nome devido a “bolas de Bichat”, que são bolas de gordura localizadas entre o maxilar e a mandíbula, e que são justamente as partes retiradas na cirurgia de redução de bochecha afinando o rosto.
Por ser um procedimento cirúrgico, só deve ser realizado por profissionais da saúde como cirurgião plástico e em um ambiente com infraestrutura apropriada. E claro, antes de se submeter a ela, é preciso realizar um acompanhamento odontológico para que as condições de saúde bucal sejam conhecidas, assim como exames de glicemia, hemograma completo, coagulograma e avaliação cardiológica.
Cuidados e informações da cirurgia de redução de bochecha
A cirurgia de redução de bochecha é um procedimento que possui certo grau de complexidade e que exige alguns cuidados antes e depois dela. Cabe a ressalva de que ela é contraindicada para pessoas com doenças infecciosas ativas, por isso é importante uma avaliação prévia. Sabendo disso, conheça algumas informações a respeito da bichectomia:
- A cirurgia de redução de bochecha geralmente é realizada em torno de uma hora e meia;
- Quando é realizada sem estar associada a nenhum outro procedimento, a cirurgia de redução de bochecha é feita por dentro da boca para que tenha melhor cicatrização e não deixe marcas aparentes;
- As bolas de Bichat raramente são removidas totalmente, geralmente a sua remoção é parcial;
- Antes da cirurgia de redução de bochecha é necessário que o paciente realize um jejum de oito horas;
- O pós-operatório geralmente é acompanhado por um inchaço na região e que deve ser tratado com compressa com água fria;
- Caso haja algum outro procedimento estético a ser realizado junto com a cirurgia de redução de bochecha, o corte é feito pelo lado de fora da boca;
- É recomendado uso de protetor solar com fator maior do que 30;
- O retorno às atividades de trabalho e estudo pode ser feito em uma semana, já para exercícios físicos é necessário consultar o médico para uma avaliação mais detalhada.
Tenha ciência dos efeitos
O objetivo do paciente ao realizar uma cirurgia de redução de bochecha é afinar o rosto, ou seja, reduzir a proeminência de determinada região facial que é inata a seu peso, o que significa que mesmo que a pessoa emagreça, pode ser que a bochecha ainda fique mais saliente. Entretanto, há casos em que a gordura corporal é a responsável por essa região proeminente, e quando o paciente se submete a cirurgia de redução de bochecha não há muito resultado. Vale dizer que com o passar dos anos, o rosto tende a perder gordura, ou seja, quem fez a bichectomia poderá ficar com o rosto muito mais fino do que deseja.