O que causa a halitose e como combater mau hálito
Para combater mau hálito, também chamado de halitose, é preciso entender primeiramente porque ele está sendo causado. De acordo com um estudo de Mel Rosemberg, microbiologista da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, publicado na revista Scientific American, cerca de 85% a 90% dos casos de halitose são originados na própria boca, um local em que centenas de bactérias fazem moradia com diferentes necessidades nutricionais.
Quando as espécies digerem proteínas, substâncias com mau cheiro são liberadas, como o gás sulfídrico, que é resultado de fatores e outras substâncias, como o metabolismo anaeróbico (que causa cheiro de ovo estragado), escatol (encontrada nas fezes), cadaverina (que se associa à decomposição de corpos), putrescina (decomposição de carne) e ácido isovalérico, um dos principais presentes no suor dos pés. Desta forma, entender melhor é a forma mais fácil de combater mau hálito.
Outra pesquisa, mas desta vez realizada por Walter Loesche, da Universidade de Michigan, os Estados Unidos, revela que os microrganismos presentes na língua não são os mesmos encontrados nos dentes, desta forma, a principal região que causa halitose é a área mais posterior da língua, no fundo da cavidade oral. Ou seja, não há nenhuma semelhança com a placa dentária. O motivo é que essa região da boca recebe um menor fluxo de saliva e, consequentemente, um número maior de pequenas criptas, chamadas de invaginações, onde as bactérias costumam se esconder. Neste local, elas digerem as proteínas de restos alimentas.
Medidas para combater mau hálito
Entre todas as causas da halitose, algumas podem ser evitadas se a higiene correta foi realizada. Sendo assim, combater mau hálito pode ser realizado ao:
- Escovar a parte de trás da língua com delicadeza, apenas para remover a camada de muco;
- Passar fio dental para remover restos alimentares;
- Gargarejo com soluções especiais, a fim de reduzir as bactérias presentes na língua;
- Manter a boca sempre úmida, com quantidades consideráveis de líquido e mascar chiclete sem açúcar por alguns minutos;
- Lavar a boca após consumir alimentos com odores fortes, como cebola, café, alho e molhos;
- Tomar café da manhã para limpar a cavidade oral e manter o fluxo ideal de saliva;
- Utilizar receitas populares, como mascar canela, cravo e semente de anis, para deixar o hálito mais fresco, já que as moléculas destas plantas possuem atividade bactericida.
Combater mau hálito diante de outras causas
Combater mau hálito também é possível após a descoberta de outras causas que podem estar piorando a halitose. Entre elas, é possível destacar o mau cuidado com os dentes, inflamação nas gengivas, como a gengivite e placa bacteriana, e restos alimentares entre os dentes. A saliva contém substâncias bactericidas, sendo assim, o fluxo correto, automaticamente, limpa a cavidade oral.
Por isso, o ressecamento da boca pode causa mau hálito, como desidratação, falar por muito tempo, jejum prolongado, ar condicionado, respirar pela boca, estresse e medicamentos com certos efeitos colaterais. O cigarro também resseca a cavidade oral e piora a condição das gengivas, causando halitose. Entre outras causas, de 5% a 10% o mau hálito é causa de inflamações das fossas nasais, 3% é em razão de infecção nas amídalas e somente 1% em outras localizações, sendo que dificilmente o estômago e outras partes do aparelho digestivo causam problemas na halitose.