Dor de dente? Saiba como curar dente inflamado
A dor de dente pode ser incômoda ou bem dolorosa e é um alerta de que algo está errado. Ela pode ser sinal de dente inflamado, também chamado de pulpite e é preciso procurar um profissional especializado. Somente o dentista poderá avaliar a situação e saber como curar dente inflamado. A inflamação atinge a polpa dentária, parte mais interna no dente, afetando os vasos sanguíneos e os nervos, causando uma vasodilatação e uma compressão da polpa contra as paredes internas dos dentes, o que causa a dor intensa e bastante incomodo no paciente, por isso é urgente que se procure ajuda especializada de como curar dente inflamado. Além da dor, sinais como dor, vermelhidão e inchaço podem ser indícios de dente inflamado.
Causas e sintomas de como curar dente inflamado
O dente inflamado pode ter diversas causas. Como a cárie causa deterioração do dente por conta da ação de bactérias da boca, essas bactérias podem causar a inflamação da polpa do dente e até uma infecção. Como curar dente inflamado também pode ter como causa um traumatismo ou uma lesão que afete a polpa dentária. Dentes quebrados, os sisos (terceiros molares), e até falta de higiene na gengiva pode causar inflamação no dente. Há casos de inflamações dentárias também causados por doenças crônicas, como bruxismo e a mastigação incorreta.
Para dar o diagnóstico, o dentista pode fazer alguns testes, como o estímulo frio no dente e exame de radiografia. Existem alguns tipos de inflamações dentárias, como:
- Aguda;
- Crônica;
- Reversível;
- Irreversível.
A inflamação aguda acontece em pouco tempo e é mais rápida, geralmente de dois a 14 dias. Na crônica, a evolução da inflamação é mais lenta e pode levar mais tempo para degenerar a polpa, mas pode resultar em uma úlcera com sangramento. Em idosos, acontece ainda a chamada inflamação crônica esclerosante, que é uma doença degenerativa por conta da idade. A inflamação reversível regride sem deixar sequelas, já na irreversível, o tratamento acaba sendo mais invasivo devido a progressão da doença e o aumento da dor no paciente.
Tratamento: como curar dente inflamado
A inflamação dentária tem cura, mas o dentista precisa avaliar se a polpa do dente ainda está com vitalidade ou se a inflamação está em modo avançado para poder agir como curar dente inflamado. As visitas constantes ao dentista – indicadas a cada seis meses – ajudam a prevenir doenças como tratar dente inflamado ou também a iniciar um tratamento o quanto antes, o que gera maiores chances de sucesso.
Quando detectado no início como tratar dente inflamado, normalmente, ele é considerado reversível. Se a cárie for a causadora do dente inflamado e estiver no início, o uso de medicação para a inflamação e uma restauração temporária resolverão o problema. Após a cura da inflamação o dentista substitui a restauração por uma permanente.
Como tratar dente inflamado se estiver no caso irreversível que já atingiu a polpa dentária de tal modo que seja necessária sua remoção é preciso que seja feito um tratamento de canal ou de desvitalização do dente pelo endodontista, que remove todo o tecido da polpa e interior da raiz do dente. A extração dentária é a última alternativa mediante um caso grave de como curar dente inflamado.