Como escolher o consultório odontológico
Para o paciente escolher o melhor consultório odontológico para cuidar de sua saúde bucal envolve uma série de critérios que buscam atender o interesse do indivíduo. Além da parte financeira, a localização, tratamentos oferecidos, especialização da equipe são fatores que devem ser considerados para a escolha da pessoa.
Dicas de higiene bucal oferecidas no consultório odontológico
- Critérios para escolher a escova dental mais adequada para o paciente;
- Explicações detalhadas sobre como escovar os dentes;
- Como escolher a pasta dental;
- Uso correto do fio dental;
- Dicas para evitar o mau hálito;
- Como cuidar da escova de dente.
Em primeiro lugar a escolha do consultório odontológico deve ter como foco que estará se estabelecendo um relacionamento de confiança. A pessoa deve priorizar profissionais nos quais confia para manter uma relação que pode durar algumas décadas e que resultará em atendimentos dos mais diversos.
Portanto no momento de tomar a decisão é importante verificar os serviços oferecidos pelo consultório odontológico e se eles estão de acordo com o seu interesse presente e também no futuro. Uma medida plausível é considerar o interesse dos demais familiares, especialmente para quem tem crianças.
Outro fator que o paciente pode levar em conta para decidir o profissional com o qual vai consultar está no plano de saúde odontológico. Estes costumam ter a vantagem de reduzir despesas na comparação com a consulta particular. Portanto é importante saber se o dentista que o individuo está cogitando trabalha com planos odontológicos.
Consultório odontológico: como escolher
Para o profissional formado em odontologia a decisão de abrir um consultório está entre as mais importantes. Trata-se de um investimento que deve ser preparado muito antes da formatura, pois envolve uma série de custos relevantes. Outro ponto fundamental é a escolha do local.
Conforme a cidade onde o profissional trabalha o fluxo de pessoas pode ser um fator para atrair pacientes, mas também a facilidade de deslocamento, possibilidade de estacionar o automóvel próximo, ou ainda estar perto de outros estabelecimentos como supermercados de grande porte ou shoppings pode ser um diferencial para o dentista.
Uma decisão que pode impulsionar o negócio do consultório odontológico é contar com sócios, em especial, para atuar em diferentes frentes, formando uma equipe multidisciplinar que pode oferecer aos seus clientes uma série de atendimentos em um mesmo lugar.
Antes de tudo isso o profissional precisa estar atento a parte burocrática da abertura do consultório odontológico. Confira abaixo algumas obrigações que o dentista deve atender para depois ir atrás da sala mais adequada ao seu interesse profissional.
- Registro de autônomo na prefeitura;
- Pagar uma taxa e apresentar RG, CPF e IPTU do local onde funcionará o consultório;
- Solicite o alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal e o que é emitido pelo Corpo de Bombeiros;
- Inscrição em uma empresa coletora de resíduos;
- Caso faça uso de aparelho de Raio X, solicite Laudo Radiométrico.
Além da localização ser importante o tamanho da sala deve ser considerada. Tenha em mãos o tamanho dos equipamentos, o número de cadeiras, se haverá secretaria, sala de espera. Com tudo isso em mãos o consultório odontológico vai atender a expectativa do profissional e dos pacientes.