Convênio odontológico e seus benefícios
O cuidado com a saúde dos dentes pode representar para as famílias uma fatia importante dos seus orçamentos. Para amenizar o problema os convênios odontológicos foram criados para que, a partir do pagamento de uma mensalidade, o beneficiário tenha acesso a uma rede de atendimento com profissionais especializados.
Quem se consulta com um dentista na rede privada sabe que o valor de uma consulta pode custar algumas mensalidades num plano. Dependendo do problema, em casos mais complexos, esta situação pode se agravar. Para uma família com crianças as despesas podem ser consideráveis pensando que os dentes destes estão em fase de formação.
Portanto o convênio odontológico é uma forma para surpresas serem evitadas ao final do mês. O indivíduo que cogita contratar um plano deve pensar com a mesma lógica do plano de saúde convencional ou do seguro de carro, por exemplo. A cotação com diferentes empresas vai permitir que o melhor negócio seja fechado. Confira alguns itens importantes para serem considerados na contratação.
- Abrangência do convênio odontológico em território nacional;
- Atendimento 24 Horas;
- Variadas opções de planos;
- Profissionais capacitados.
Um ponto importante para quem for contratar o convênio odontológico é o tempo de carência, ou seja, quando ele pode ser usado após a assinatura do contrato. Algumas modalidades exigem prazos de até 180 dias, no entanto o mercado possui planos com períodos menores, basta verificar com a empresa prestadora do serviço.
Coberturas do convênio odontológico
Para a pessoa que busca um convênio odontológico é muito importante saber quais coberturas estão contempladas. Entre os procedimentos mais simples na lista constam consulta inicial a um dentista da rede para avaliação, restauração de cárie, remoção de tártaro e profilaxia. Ainda podem ser lembrados procedimentos de natureza média e complexa, como curativos, extração de dentes, cirurgias de pequeno porte e biópsias.
Algumas radiografias tem cobertura no convênio odontológico, outro procedimento muitas vezes necessário são os exames laboratoriais. Estes não tem obrigação de estarem contemplados no plano. Atendimento 24 Horas na maioria dos casos está presente, mas o cliente deve conferir. Aqui está um serviço que pode fazer a diferença na hora de um sufoco inesperado.
Atenção para alguns tratamentos especiais
O convênio odontológico geralmente não cobre tratamentos considerados puramente estéticos. Um exemplo disso é o clareamento dos dentes. A maioria dos planos não cobre cirurgias de colocação de implante, devido principalmente ao alto custo desse procedimento. Porém, alguns planos cobrem a fabricação de próteses dentárias.
Por isso é muito importante o paciente conhecer a cobertura do convênio odontológico para não ser pego de surpresa, quando em meio a uma consulta,, por exemplo, descobrir que o tratamento desejado terá que ser arcado totalmente via particular.
O cuidado com a saúde bucal é muito importante para que o indivíduo mantenha sorriso perfeito, uma boca saudável livre de problemas por toda a sua vida. Mesmo que tem resistência a ir no dentista por medo deve conhecer melhor esta modalidade pois os tratamentos avançaram muito e os procedimentos que causam dor estão cada vez mais atenuados.