Como curar gengivite e do que se trata essa doença bucal
Como curar gengivite é uma das principais dúvidas de pacientes, no entanto, para chegar nesta resposta é preciso entender do que se trata essa doença tão comum na cavidade bucal, que nada mais é do que uma inflamação na gengiva. No entanto, se não for tratada corretamente pode evoluir e provocar problemas, como periodontite, principal causadora da perda dos dentes. A causa da gengivite, em grande parte, é em razão do acúmulo de placa bacteriana, como bactérias e sujeiras, que ficam entre o dente e a gengiva. Este fator causa o sangramento dessa parte da boca, sendo uma das principais comprovações da existência da doença.
A placa bacteriana é uma película sem cor, formada através de bactérias e restos alimentares, que ficam entre os dentes. Este problema é o principal fator que pode vir a causar uma infecção bacteriana, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge de 1 a 4 adultos. Nestes casos, de 15% a 20% podem evoluir para uma gengivite severa. Assim o tratamento é imprescindível e deve ser iniciado o quanto antes. Sendo assim, logo no primeiro sangramento ou primeiros sintomas, deve-se procurar um dentista imediatamente.
Tipos e sintomas da doença e como curar gengivite
Como curar gengivite depende do tipo da doença. Ela pode ser subdivida em diversos grupos, que são divididos a partir da principal causa do problema: seja a placa bacteriana, seja até mesmo através de alergia. Neste caso, é possível destacar os principais tipos que são:
- Gengivite causada pela placa bacteriana;
- Gengivite a partir do uso de medicamentos específicos, com fórmulas que facilitam o acúmulo de tecido gengival;
- Gengivite ocasionada por infecções, que podem se apresentar na forma aguda e provocar mal-estar, dores e febre;
- Gengivite alérgica, causada a partir da alergia por algum alimento;
- Gengivite ulcerativa, resultado de uma forte infecção na gengiva, causada por bactérias.
Os estágios da doença dizem muito sobre como curar gengivite. Eles são divididos pela gengivite aguda, em que a parte do corpo é inflamada por pouco tempo; a gengivite sub-aguda, que é ainda mais branda do que a do estágio anterior; gengivite recidivante, que aparece e desaparece de forma espontânea e a gengivite crônica, que é a mais comum e causada pelo endurecimento desta parte bucal, com sangramento, mau hálito e inchaço.
Mas, afinal, como curar gengivite?
Como é uma patologia reversível, é possível curar gengivite de forma facilitada quanto antes a doença for descoberta. O principal foco deve ser visitar o dentista e, baseado no estágio que se encontra, ele irá estabelecer o melhor tratamento.
O tratamento se resume em reverter os sintomas e impedir que a gengivite evolua para um nível mais grave. Uma limpeza pode ser realizada, para retirar a placa bacteriana, que é a principal causadora da doença e eliminar o tártaro. De acordo com a gravidade do problema, o profissional pode, inclusive, receitar medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, por exemplo.
No entanto, para evitar precisar curar gengivite, basta evitá-la. Uma boca limpa e saudável passa longe de qualquer doença bucal, além da visita periódica ao dentista, que deve ser realizada pelo menos em cada seis meses. Procure sempre utilizar enxaguantes bucais, pastas de dente e fio dental de qualidade e se manter alerta a qualquer diferença que sentir em sua boca.