Dente acinzentado e com manchas escuras
Olhar para o espelho e se deparar com alguma mancha escura nos dentes é extremamente desconfortável, para algumas pessoas inclusive a sensação é de falta de higiene. Porém, não é bem assim, estar com o dente acinzentado, amarelado ou amarronzado pode ser sinal de que há alguma doença bucal. São muitas as possibilidades que causam alteração na pigmentação do dente. Existem inclusive casos em que há o surgimento de manchas brancas – causadas por alguma deficiência na esmaltação do dente ou pelo contato deste com flúor em excesso, denominado fluorese dental.
Essas manchas, tanto as escuras quanto as mais claras podem ser pequenas, grandes, afetar um ou mais dentes, pelo lado de fora ou de dentro... enfim, há muitas peculiaridades quando o assunto é dente acinzentado ou com alguma outra pigmentação que não seja a natural. Dessa maneira, para uma obter uma avaliação mais precisa do que é e de como deve ser tratado o caso, é essencial fazer uma visita ao dentista o quanto antes para que a mancha não evolua.
O que torna o dente acinzentado?
Para se deparar com um dente acinzentado ou com alguma outra coloração atípica da dentição comum, é preciso que exista uma causa para tal. E são muitas as possíveis razões para que uma mancha se desenvolva sobre o dente, sendo algumas mais comuns e outras mais raras, entre as quais pode-se destacar:
- O envelhecimento dentário, que por mais que seja um processo natural, se acompanhado por um dentista evita ações como a alteração da pigmentação;
- A oxidação de metais, como amálgamas e ligas metálicas, geralmente utilizada em prótese dentária;
- Caso haja o uso de cimentos obturadores à base de óxidos metálicos dos canais radiculares, ou seja, se foi feito um tratamento de canal com esse material;
- As temidas cáries também são fatores que influenciam na pigmentação do dente, especialmente nas áreas de sulcos e fissuras;
- O cigarro é um vilão quando o assunto é saúde bucal, entre outros muitos males que ele produz, o escurecimento dos dentes é um dos mais visíveis;
- Outro fator externo é causado pelo consumo de alimentos e bebidas muito corados como café, refrigerante, molho de tomate artificial e outros.
Mais possibilidades
O dente acinzentado pode ser causado também por algum trauma sofrido na região da face ou ainda devido a algum problema na formação dos dentes. Outra possibilidade é por algum dano na polpa do dente ou ainda pela ingestão de tetraciclina. Ou seja, para ter um diagnóstico preciso e assim poder iniciar um tratamento que seja adequado para o caso, é de suma necessidade se submeter a uma avaliação odontológica.
Não se automedicar e manter a higienização completa com uma escova de cerdas macias e creme dental ao menos três vezes ao dia ou sempre que fizer uma refeição, além de utilizar fio dental e enxaguante bucal diariamente são medidas sempre recomendadas. E claro, não deixe de realizar um acompanhamento odontológico, seja após o aparecimento de um dente acinzentado ou antes, para que evite o surgimento de qualquer mancha.