Dente do siso: saiba como proceder
O ditado diz que o dente do siso - ou terceiro molar - é o dente do juízo, pois em geral ele aparece a partir do início da vida adulta. O problema é que em geral não há espaço para ele crescer, o que ocasiona dores. Muitas vezes a única solução é a sua extração. Para alguns poucos privilegiados o dente do siso permanece escondido sob a gengiva e somente com radiografia podem ser avistados ou ainda há quem nasça sem eles.
Para a maioria da população que tem o dente do siso o principal sintoma de que ele está aparecendo são as dores, o inchaço na gengiva e, em alguns casos, sangramento. Nas situações mais críticas podem acontecer ainda quando um dente fica retido dentro da gengiva ou do osso.
Principais sintomas de problemas
- Inchaço;
- Mau cheiro na boca;
- Gânglios inflamados no pescoço ou abaixo da mandíbula;
- Dor na mastigação;
- Dor de cabeça ou enxaquecas;
- Dores nos maxilares;
- dor de ouvido.
Portanto conforme os especialistas a extração do dente do siso deve acontecer o mais cedo possível quando diagnosticada a necessidade. Após os 30 anos as chances de complicações crescem devido a calcificação da raiz do dente, o que pode causar danos na intervenção.
Como é extraído o dente do siso
A cirurgia é realizada na clínica ou em ambiente hospitalar. Nos casos mais simples podem ser removidos os quatro dentes sisos de uma só vez. Nas intervenções mais complexos o procedimento é dividido em etapas. Portanto, a anestesia pode tanto ser local como geral e o trabalho deve ter a companhia de um anestesista.
O processo de recuperação da cirurgia de dente do siso costuma ter um grau de inchaço nos primeiros dias. No caso de um incomodo prolongado, acompanhado de sangramento, o especialista deve ser contatado. No quesito medicações o paciente deve seguir o que for prescrito, evitando a auto medicação.
A alimentação também requer alguns cuidados. Nos primeiros dias deve se dar preferência por alimentos pastosos e líquidos, porém, eles devem garantir a saúde imunológica do paciente. Também os alimentos quentes precisam ser evitados por um tempo, com preferência para os frios, como o sorvete, que ajuda a aliviar a dor.
Higiene bucal é fundamental no processo
O cuidado que o paciente que passou pela intervenção tem com o dente do siso tem com a sua higiene bucal será decisiva para o bom sucesso do tratamento. A escovação dos dentes na região que passou pela cirurgia de dente do siso deve ser realizada de forma delicada. Enxaguantes bucais devem ser evitados a menos que o médico recomende o seu uso.
Para quem fuma e gosta de uma bebida alcoólica ambos devem ser evitados nas primeiras semanas do pós operatório pois podem comprometer o procedimento. O cigarro em razão de suas toxinas que podem inflamar a cicatriz ou mesmo causar uma infecção. Já na bebida o problema principal é o risco de uma interação com os medicamentos que podem resultar em efeitos colaterais indesejados.