Dente inflamado pede visita ao dentista
O dente inflamado está entre as situações que mais incomodam os pacientes que a tem no que diz respeito à saúde bucal. Conhecida como pulpite, o problema é uma inflamação dolorosa da polpa dentária que é a parte mais interna no dente, onde se localizam os vasos sanguíneos e os nervos responsáveis pela vitalidade do dente.
Entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. A dor no dente afetado pode ser bastante intensa, sendo mais frequente na presença de estímulos - na mastigação, de alimentos e bebidas frios e/ou quentes.
Como diminuir dores de dente inflamado
- O dentista indicará um analgésico que ajuda no alívio da dor;
- Aplicar gelo não diretamente na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos;
- Tenha cuidado com a alimentação e a ingestão de bebidas quentes;
- Faça bochechos com água morna e sal para garantir que nenhum alimento ficou na região.
A dor persistirá mesmo após a eliminação do estímulo - mastigação, frio e/ou quente) ou poderá mesmo aparecer naturalmente, ou seja, de forma espontânea - Quando a polpa já se encontra demasiado afetada e impossível de ser salva por já ter entrado em degeneração.
Cárie e dente inflamado
A cárie dentária é caracterizada por duas fases distintas. Inicial e cárie avançada,. mais profunda, atingindo já a dentina e/ou a polpa dentária, podendo até originar fraturas dentárias. Caso a cárie afete a polpa dentária, chegando nos vasos sanguíneos, ocasionará infeção e o dente inflamado.
A cárie pode ocorrer desde os primeiros anos de vida quando a criança ainda tem o dente de leite ou em dentes definitivos, até a terceira idade, não sendo por isso uma doença mais prevalente em determinada idade na comparação com outra. Em alguns casos o dente inflamado pode durar entre dois dias e duas semanas, e quando chega em uma condição crônica, em que o processo acontece de forma bastante lenta.Tratamento do dente inflamado
Quando acontece uma situação crítica de dente inflamado o tratamento é o mais complicado, pois implica uma intervenção mais invasiva, conhecida como endodôntico, que vai buscar uma solução para o problema do dente inflamado que perdeu muito em sua vitalidade.
Com o agravar da doença numa fase mais avançada, a dor tende a agudizar-se ainda mais a ponto de se tornar intolerável, pulsátil e constante que aumenta ao deitar e que tende a aliviar com o frio e aumentar com o calor. Mas uma boa notícia para os paciente é que existem situações de dente inflamado em que pode não implicar dor durante uma determinada fase da sua evolução.
Portanto a situação de dente inflamado tem cura conforme a gravidade do problema quando o dentista se depara com ela. Para o paciente o melhor caminho é escolher um profissional de confiança, recomendado por conhecidos, que tenha capacitação na área, através de cursos, formações e especializações. Uma forma de doer menos no bolso é através de planos odontológicos.