Saiba como tratar gengiva inchada
Diferentes problemas e hábitos podem deixar sua gengiva inchada, como fumar, por exemplo. A maior causa do inchaço é o acúmulo de placa bacteriana, ocasionado pela má higienização bucal. Então é importante escovar os dentes da maneira correta e usar fio dental. Lembre-se, ainda, de trocar a escova conforme a orientação do dentista. A gengiva inchada geralmente estará acompanhada de sangramento durante a escovação.
Outros fatores podem desencadear o problema da gengiva inchada, como alterações hormonais durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa, por exemplo, pois existe um incremente de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido, o que acaba causando o inchaço. Além disso, aftas e machucados na gengiva também são capazes de desenvolver a gengiva inchada.
Principais causas de gengiva inchada
- Gengivite;
- Gravidez;
- Desnutrição;
- Infecção;
- Reação a algum produto, como enxaguante bucal ou pasta de dente;
- Falta de vitamina C no organismo;
- Trauma devido ao aparelho ou dentadura.
Compostas de um tecido fibroso, grosso e cheio de vasos sanguíneos, as gengivas são uma pele que cobrem as mandíbulas. Dependendo do que está causando a gengiva inchada o especialista pode prescrever enxaguantes bucais que ajudam a prevenir a gengivite e reduzir a placa bacteriana. Os profissional recomendam em alguns casos marcas específicas de creme dental e ainda antibióticos podem ser prescritos.
Importância do fio dental para a saúde bucal
O uso do fio dental é decisivo para se conseguir a completa a higiene dos dentes. A recomendação é que ele seja aplicado uma vez por dia para retirar as placas da superfície do dentista antes que elas fiquem duras demais, resultando em um tártaro que somente o dentista poderá remover.
Portanto a solução para o problema da gengiva inchada passa por este equipamento simples. Vale ressaltar que o importante é não esquecer de usar, não há por exemplo uma ordem estabelecida se antes ou depois de quando for escovar os dentes. O fundamental é fazer o movimento corretamente.
O período da noite é o momento mais importante para a escovação e o uso do fio dental. Durante o sono a produção de saliva diminui e a sua proteção também. O indivíduo deve ainda ter concentração total no que está fazendo. Por isso a aplicação do fio deve acontecer com total concentração, sem dividir as atenções com outras atividades, como ver televisão. Portanto deve ser realizado em frente ao espelho.Nenhum fio dental causa sangramento. O acúmulo de bactérias e suas toxinas deixam a gengiva inchada. Por isso ela sangra: por causa da inflamação e não por causa do fio. O sangramento é um sinal de que algo está causando a inflamação. Se o fio dental desfia ou corta, também é um sinal de atenção pois pode ter uma cárie no local. A inflamação da gengiva ou, gengivite, se não for tratada pode evoluir para periodontite, que tem consequências graves para a saúde dos dentes e até para a saúde geral, podendo desencadear inclusive uma doença cardíaca que terá de ser acompanhada por outro especialista..