Gengiva sangrando: o que representa
Gengiva sangrando é um sinal de que está importante parte da saúde bucal está passando por algum problema. O problema se deve especialmente pela inflamação do local, problema que os especialistas costumam chamar de gengivite. O fato ocorre quando a pessoa não elimina as placas através da atitudes corretas de higiene bucal como a escovação e o uso do fio dental.
A gengivite é o primeiro estágio do tártaro. A placa não removida da cavidade bucal acaba endurecendo formando uma placa dura que só poderá ser removida pelo dentista no consultório. De forma direta o aumento no sangramento ocorrerá e à forma mais avançada de doença na gengiva é conhecida como periodontite.
Outras causas para gengiva sangrando
- Escovação com muita força;
- Alterações ocasionadas pela gravidez;
- Uso inadequado de fio dental;
- Uso de afinadores do sangue;
- Deficiência de vitamina K.
O primeiro passo para o tratamento da gengiva sangrando é a adoção das práticas de higiene corretas, com a escovação conforme orientação do dentista, uso do fio de dental e visitas no consultório conforme o prazo estabelecido entre o profissional e o seu paciente.
Outras consequências também podem ocorrer. Ao perceber que está com sangramento ao escovar os dentes, ou também em outros momentos, como ao morder alimentos é importante iniciar logo o tratamento. Em casos graves a gengiva sangrando pode culminar até com a perda de um dente.
Algumas dicas podem ser aplicadas para amenizar o problema. Entre as quais não usar enxaguantes bucais com álcool, pois pode irritar mais as gengivas. Na escovação,sempre escove a língua ao final pois isso melhorar o hálito. Parar de fumar o tabaco pode agravar o sangramento das gengivas. Além do uso do fio dental de forma correta, sem força demais a região passando com cuidado o produto ao redor do dente. Uma boa alimentação também é fator positivo.
Gengiva sangrando e outros problemas de saúde
A gengiva sangrando pode ser um indicador mais do que simplesmente uma higiene bucal feita de forma inadequada. A deficiência de vitamina K é importante para a coagulação. Na falta ou deficiência dela o sangramento de qualquer parte do corpo que esteja machucado pode ser muito maior, inclusive na gengiva.
Pacientes com leucemia podem apresentar o problema de sangramento. Esta associado ao sangramento gengival sem ligação com a placa bacteriana. O uso de antibióticos pode ser indicado pelo médico. Além disso a deficiência de vitamina C no organismo pode ter como consequência o sangramento na gengiva.
Para a pessoa que apresenta gengiva sangrando procurar um especialistas seja médico ou dentista é de importância para a solução do problema. Quem enfrenta a preocupação com os custos do tratamento pode cogitar a contração de planos especializados, que oferecem atendimentos para toda a família por preços que cabem no bolso e, em praticamente todos, os tratamentos envolvendo gengiva sangrando estão cobertos. Assim o indivíduo pode contratar um dentista e ter uma relação de confiança com o profissional, que poderá guiá-lo para que o problema não volte.