De que forma funciona o implante dentário passo a passo
Antes de realizar o implante dentário passo a passo, é preciso entender o motivo da necessidade de tal cirurgia. A indicação, por parte do dentista, depende da situação do paciente, desde casos mais simples, como a ausência de algum dente, até os mais complexos, quando o paciente encontra-se completamente sem dentes ou é usuário de próteses ou dentaduras.
Cada implante é pensado de forma específica para cada caso. Nos casos em que é preciso substituir o local onde não há somente um dente, um pino em titânio é instalado e as coroas são confeccionadas de modo individual. Desta forma, cada implante está ligado a um único dente artificial. Por outro lado, quando há a falta de vários dentes, provocando um espaço vazio ainda maior, são indicadas próteses parciais, que são fixadas sobre os implantes.
O implante dentário passo a passo é, primeiramente, fabricado com titânio e instalado nos ossos maxilares como se fossem raízes artificiais. Assim, são usados como uma espécie de base para suportar as próteses dentárias, ao mesmo tempo em que é o responsável pela parte estética e pela função mastigatória. As etapas são divididas em que a primeira é a investigação de como anda a saúde bucal do paciente e as duas últimas são voltadas à cirurgia.
Como é realizado o implante dentário passo a passo?
A cirurgia é realizada com o auxílio de um implantodontia, que possui a experiência necessária, que irá determinar qual o melhor tratamento para cada paciente. Ela pode ser realizada da forma tradicional ou sem cortes, com apenas uma abertura feita na gengiva, a fim de facilitar a cicatrização na região. Sendo assim, o implante dentário passo a passo tem como ordem cronológica:
- Pequeno corte na gengiva, para que o leite ósseo possa ser exposto, local que o dentista necessita ter acesso para inserir o implante da melhor forma;
- Pequenas brocas são utilizadas para perfurar o osso, para que a cavidade possa ser expandida a fim de receber o implante do tamanho solicitado pelo profissional;
- O implante é colocado na cavidade ao mesmo tempo em que recebe uma tampa de proteção, que é usada para facilitar a cicatrização;
- O implante é fixado no osso e logo após a gengiva é saturada, sendo que o parafuso do material fica na parte interna do tecido ósseo, protegido de resíduos alimentares;
- O cicatrizador é retirado e um pila metálico é adaptado para que possa receber a prótese.
Como funciona o pós-operatório depois da cirurgia do implante dentário passo a passo
Após a cirurgia de implante dentário passo a passo, o pós-operatório deve ser informado por cada dentista especificamente a cada paciente. As primeiras horas após o procedimento devem consistir na aplicação de compressa gelada e uma alimentação fria, pastosa e leve. Estes fatores auxiliam na redução de inchaços, sangramentos e desconfortos em geral, bem como podem também os evitar.
O cuidado com a higiene bucal também deve estar presente, já que o acúmulo de restos alimentares podem causar a placa bacteriana e a gengivite, comprometendo o osso do suporte e todo o tratamento. As consultas ao dentista devem ser realizadas, ao menos, a cada seis meses para controlar o implante e prevenir problemas que possam o atingir, aumentando a longevidade de todo o tratamento.