Como funciona o implante imediato?
Perder um dente é uma notícia que ninguém gosta de ter. Seja em decorrência de um acidente como por exemplo um impacto muito forte ou então de alguma doença bucal. E conviver com um dente “condenado” não é indicado devido as consequências negativas que ele pode gerar tanto na própria boca e nos dentes quanto no organismo de forma geral.
E quando se perde um dente, o que se pode fazer? Pois bem, uma das soluções mais recomendadas pelos profissionais e mais práticas de se executar é o implante imediato. Por meio desse procedimento o paciente substitui o dente acidentado ou doente por uma prótese nova em uma só intervenção cirúrgica, poupando tempo, dinheiro e saúde. É importante dizer que se ao retirar um dente natural sem colocar outro no seu lugar, o espaço vago irá possibilitar a movimentação do restante da dentição e assim alterar mordidas, fala e prejudicar funcionalidade dos dentes como um todo, isso sem contar no prejuízo estético causado por esse espaço não preenchido na boca.
Vantagens do implante imediato
O implante imediato é um procedimento que só traz benefícios ao organismo do paciente, obviamente que deve haver uma avaliação profissional antes de tomar a decisão por fazer ou não o implante. Contudo, uma das grandes vantagens de realizar esse procedimento é o fato de que não será necessário aguardar a cicatrização do local em que o dente foi retirado, pois caso a colocação da prótese não seja imediata, haverá a necessidade de uma nova intervenção, resultando em um novo trauma na mesma região já operada.
Só esse já é motivo suficiente para aderir ao implante imediato caso seu dente natural (ou mais de um) esteja em uma situação irreversível. Porém, há mais razões pelas quais se deve optar pela reposição rápida do dente, entre elas:
- A recuperação da autoestima em relação a própria imagem;
- Mais qualidade de vida;
- Autoconfiança em compromissos profissionais e sociais de modo geral como não se constranger ao sorrir para uma foto;
- A manutenção das plenas funções da arcada dentária, sem o risco de o dente cair enquanto se come, fala ou realiza outra atividade;
- A fácil osseointegração e a redução de retrações gengivais.
Saiba mais sobre a prótese
A ideia de colocar uma prótese pode ser encarada com certa estranheza por boa parte das pessoas que necessitam. A imagem de que o procedimento será dolorido ou de que o dente substituto ficará parecendo artificial em meio aos naturais existe entre alguns pacientes, mas são infundadas já que o implante imediato é feito com anestesia local, sem dores. E que com o avanço da tecnologia e da ciência, a prótese imita o dente natural.
Sobre o material com o qual é feito o dente substituto, funciona mais o menos assim: o implante possui um cilindro de titânio parecido com um parafuso e do mesmo porte do dente original. Então ele é colocado no osso da maxila onde ficava a raiz do dente extraído. Feito isso se insere a faceta, componente que leva a coroa, responsável por imitar a aparência do dente natural.