Tipos de mancha escura no dente
Se tem uma coisa que prejudica a aparência e joga a autoestima lá embaixo é o dente com aspecto inadequado, quebrado, mau posicionado ou manchado. E a queixa de mancha escura no dente é uma das mais recorrentes nos consultórios odontológicos. Há basicamente dois tipos de mancha escura no dente, mas é muito importante ressaltar que em todos os casos é necessário que haja um acompanhamento de um dentista, pois soluções caseiras e amadoras podem não resolver o problema de forma eficiente e ainda por cima agravá-lo.
Mas voltando aos tipos de mancha escura no dente, são eles o extrínseco, que acomete a região externa da dentição, causado geralmente pelo consumo de álcool, cigarro ou de alimentos e bebidas com muito corante. Já as manchas intrínsecas, que atingem a parte interna podem ser ocasionadas por flúor em excesso ou pela ingestão de determinado tipo de medicamentos. Vale lembrar que em ambos os casos, se não houver cuidado e tratamento, pode acontecer a perda dos dentes manchados.
Causas de mancha escura no dente
Ao procurar por um atendimento profissional odontológico o paciente irá dispor de diversas formas de tratamento, cuja a mais apropriada será prescrita pelo dentista. Cada caso é um caso e por isso é muito importante recorrer a uma orientação especializada, haja vista que a mancha escura no dente pode ser causada por:
- Má alimentação e tabagismo – uma dieta composta por excesso de café, chá, refrigerante e outros produtos muito pigmentado, sobretudo os artificiais são danosos para os dentes assim como o cigarro;
- Traumatismo – também chamada de necrose pulpar, o trauma nos dentes, ocasionado devido a uma queda ou impacto mais forte pode gerar o extravasamento de sangue dos túmulos dentários e assim escurece-los;
- Fluorose dental – as manchas causadas pelo contato excessivo com flúor podem prejudicar o esmalte dos dentes e ser esbranquiçadas ou mais puxadas para tonalidades mais escuras como marrom;
- Tetraciclina – essa é a denominação de um antibiótico que pode causar a calcificação dos dentes e assim resultar em manchas amareladas, amarronzadas ou acinzentadas e normalmente atinge não só um como um conjunto de dentes.
Consulte um profissional para conhecer o melhor tratamento
Agora que já se sabe que a mancha escura no dente pode ser fruto de diversas origens, é preciso consultar um profissional da odontologia para que haja um diagnóstico preciso então seja prescrito um tratamento assertivo e apropriado para o caso. É importante fazer o alerta para que não se recorra a procedimentos de clareamento caseiros, com uso de substâncias que não sejam indicadas por dentistas como argila ou pedra-pomes. Além de não resolver de fato o problema, é muito perigoso se submeter a esse tipo de recurso haja vista que o dente pode se desgastar e causar um grande problema. Portanto, ao perceber qualquer tipo de mancha escura no dente ou até mesmo algum desbotamento, não hesite em procurar um especialista para tratar esse problema em poucas sessões com total segurança, responsabilidade e eficácia.