Significado da mancha marrom no dente
Geralmente, a mancha marrom no dente vem acompanhada de dor e sensibilidade. A coloração pode ser causada por problemas bucais ou hábitos do paciente, como o consumo de alimentos com alta pigmentação, sendo estes o café, chá, vinho tinto e o uso de cigarro. Entretanto, em sua maior parte, é decorrência da ação de bactérias. Cárie ou tártaro são os principais fatores que podem resultar na mancha marrom no dente, com uma placa bacteriana, que fica endurecida ao redor da arcada dentária. Primeiramente, costuma ter uma coloração amarela, que vai escurecendo aos poucos, até chegar à cor marrom.
A cárie, especialmente, pode passar despercebida no início. No entanto, com a falta de diagnóstico, ela pode evoluir ao mesmo tempo em que os sintomas mais comuns começam a aparecer, como extrema sensibilidade, sangramento na gengiva, dor ao mastigar, mau hálito e a temida dor pulsátil, como se houvesse um coração pulsando dentro do dente. A importância de ir ao dentista se resume tanto ao diagnóstico precoce de cáries aparentes como naquelas que ficam embaixo do dente, dificultando sua percepção. Além de visitar o profissional a cada seis meses, é necessário realizar o raio-x em pelo menos de dois em dois anos para verificar a presente de agentes escondidos na cavidade oral.
Como prevenir e tratar a mancha marrom no dente
Tanto a prevenção como o tratamento da mancha marrom no dente são realizados da mesma forma, com a diferença que, em alguns tratamentos, em razão da gravidade do problema, medicamentos são receitados pelo dentista. Seja em virtude do uso de alimentos ou pela falta de cuidado, a melhor forma de tratar a coloração diferente é:
- Escovação suave nos dentes através de pasta dental com flúor, pelo menos três vezes ao dia: manhã, depois de cada refeição e antes de dormir à noite;
- Uso do fio dental, para evitar resquícios de alimentos, que provocam a atividade de bactérias;
- Enxaguantes bucais de qualidade;
- Evitar o consumo de alimentos com pigmentação forte, como alguns chás, refrigerantes, café e vinho tinto e, se os consumir, realizar a escovação logo após;
- Realizar a visita ao dentista periodicamente, pelo menos a cada seis meses.
Como realizar o melhor tratamento para mancha marrom no dente
Cada caso tem uma especificidade. No caso da cárie, o dente precisa de restauração, bem como a cárie deve ser removida a fim de recuperar o dente com um material restaurador. Já o tártaro também deve ser removido com o auxílio da raspagem e, em alguns casos, é preciso a aplicação do flúor. Porém, se o dente foi pigmentado por alimentos e bebidas, é necessário recorrer a tratamentos estéticos, como o clareamento, por exemplo.
De qualquer forma, a pessoa correta para analisar o caso é o dentista ou o periodontista, que analisa cada caso separadamente da melhor forma, para que a melhor tática de tratamento seja realizada. É importante sempre se lembrar que, para evitar tal problema, é preciso dar prioridade e atenção à saúde bucal, com a higienização correta.