Mau hálito tem solução
Um dos problemas de saúde mais constrangedores que uma pessoa pode enfrentar é o mau hálito. A situação que se coloca é desagradável tanto para quem enfrenta o problema como para quem convive, pois é um tópico de difícil abordagem, pois ninguém quer passar por isso. O problema, no entanto, tem solução.
O mau hálito na maioria dos casos tem origem bucal, por este motivo o dentista costuma ser o profissional mais recomendado para atacar o problema. Para o paciente que tem mau hálito causas primárias que podem ajudar no problema tem relação com uma higiene bucal adequada, através da escovação correta, uso do fio dental e visitas no prazo adequado ao dentista. No entanto, para muitos indivíduos a solução do problema é mais complexa.
A alimentação pode influenciar no mau hálito causas, especialmente cebola, alho e alimentos condimentados. O cigarro também é um vilão, além de deixar um odor característico de toda pessoa que fuma, afeta a gengiva, outra causa do mau hálito. A maioria das pessoas tem o problema de origem bucal. O percentual de mau hálito causas estomacais é baixo, mas deve ser examinado.
Mau hálito causas mais comuns
- Ficar longos períodos sem se alimentar;
- Diabetes;
- Câncer;
- Alterações renais;
- Doenças periodontais.
Entre as etapas da avaliação pelo profissional sobre o problema do paciente está o teste organoléptico e o exame com o halímetro. Aqui a meta é confirmar a concentração dos gases responsáveis pelo mau hálito. O dentista vai verificar também a qualidade e a quantidade de saliva do indivíduo complementando com uma verificação completa da saúde bucal da pessoa. O tratamento é individualizado, afinal os fatores para o diagnóstico são bastante complexos. A pessoa com esta condição deve ter a consciência que não está doente, portanto, não há remédio para o mau hálito, mas sim um bom cuidado com a saúde bucal é o mais importante.
A importância da saliva e outros fatores causadores
A quantidade e a qualidade da saliva tem relação direta com o cuidado do hálito. A baixa produção está diretamente relacionada com mau hálito causas das mais importantes. O fato pode ser percebido quando a pessoa nota uma placa de cor branca ou amarelada que se forma no fundo da língua. Os especialistas alertam para a importância de se buscar a causa do problema para uma solução definitiva e alertam que o paciente não se torne dependente de produtos para a limpeza bucal.
Doenças relacionadas com a gengiva também devem ser investigadas como mau hálito causas, entre as quais: dentes semi-inclusos, excessos de tecido gengival, feridas cirúrgicas, cárie aberta e extensa, próteses mal adaptadas, abscessos, estomatites, cistos além do câncer de boca.
O mau hálito causas seja de origem bucal ou estomacal tem um impacto direto na vida do paciente. A solução do problema requer uma relação transparente com o profissional especializada e consigo mesmo. Os especialistas afirmam que existem mais de 60 situações que provocam mau hálito e o tema é carregado de estigmas e estereótipos, portanto deve ser tratado com todo cuidado.