Principais causas do mau hálito na boca
O mau hálito na boca também pode ser chamado de halitose. Sua causa é resultado de centenas de bactérias que vivem dentro da cavidade oral, com necessidades nutricionais através dos restos alimentares que não são higienizados corretamente. Segundo a microbiologista Mel Rosemberg, da Universidade Tel-Aviv, de 85% a 90% dos casos de mau hálito na boca são originados nesta própria parte do corpo, desmentindo o que muitas pessoas acreditam: que o mau cheiro é causado por algum problema no estômago.
De acordo com pesquisas, apenas 1% das causas de halitose são em razão de outras localizações do corpo, como o aparelho digestivo, enquanto de 5% a 10% é através de inflamações nas fossas nasais e 3% em decorrência de infecção nas amídalas. Ou seja, o grande problema que realmente causa o mau hálito na boca é a falta de higiene bucal.
Segundo pesquisa da Universidade de Michigan, o pesquisador Walter Loesche indicou que a principal causa da halitose são os microrganismos que permanecem na língua, no fundo da cavidade oral. Sendo assim, neste caso, não há semelhança com os dentes. O motivo dessa região causar o mau cheiro é que possui menos fluxo de saliva e uma maior concentração de criptas, local onde as bactérias se escondem. Assim, elas podem digerir as proteínas de restos alimentares mais facilmente.
Como eliminar o mau hálito na boca da melhor forma?
A halitose é mais facilmente eliminada se a higiene bucal for satisfatória. Desta forma, o mau hálito na boca pode ser removido ao:
- Passar fio dental diariamente para eliminar os restos alimentares;
- Escovar a língua completamente, principalmente, na parte de trás, a fim de remover a camada de muco;
- Praticar gargarejo para reduzir as bactérias na boca, mesma que tenha efeito momentâneo;
- Procurar manter a boca úmida, pois a saliva é a principal proteção da cavidade oral e, neste caso, mascar chiclete sem açúcar pode ajudar;
- Ao consumir alimentos com forte odor, como alho, cebola, molhos e café, lavar e escovar os dentes;
- Sempre tomar café da manhã para deixar a cavidade oral com o fluxo necessário de saliva;
- Mascar canela, cravo ou semente de anis para que o hálito fique fresco, pois estas plantas possuem atividade antibactericida.
Outras causas do mau hálito na boca
As bactérias que digerem proteínas, causam mau cheiros que transmitem cheiros distintos. O metabolismo anaeróbico provoca cheiro de ovo estragado, a cadaverina, causa um cheiro semelhante à decomposição de corpos, a escatol, que é uma substância encontrada nas fezes, o ácido isovalérico, presente no suor dos pés e a putrescina, que possui cheiro de carne em decomposição.
Além das bactérias, o mau hálito na boca pode ser resultado da inflamação das gengivas, como placa bacteriana e gengivite, que são causadas através dos restos alimentares entre os dentes. Como informado anteriormente, a boca precisa estar úmida e com saliva, se não, há o ressecamento, que pode causar desidratação. Outros fatores, como falar por muito tempo, jejum, respirar pela boca, estresse, exagero de ar condicionado, medicamentos que possuem efeitos colaterais e uso de cigarros podem deixar a boca seca e piorar ainda mais o mau hálito na boca.