Periodontite como tratar de forma segura?
Antes de explanar sobre a periodontite como tratar e se livrar de um baita problema, é preciso ter a ciência do que é esse problema, de qual o seu tamanho e capacidade. Bem, a periodontite é uma inflamação que começa na gengiva e geralmente é causada por uma higiene deficiente, que por sua vez favorece o acúmulo de resíduos nos dentes e consequentemente a formação de placa bacteriana e tártaro. E diante desse quadro, se não tratado, o paciente vê o caso evoluir para uma periodontite como tratar.
E essa evolução é mais perigosa, pois é quando a infecção ultrapassa o tecido da gengiva e atinge o osso. Mas além da má higienização, há outras causas para esse problema, como por exemplo uma cárie dentária, próteses ou aparelhos ortodônticos mal adaptados, uma restauração deteriorada, ou ainda a ingestão de determinados medicamentos, a deficiência nutricional e muitos outros motivos.
Fora isso ainda há os grupos de risco como diabéticos, fumantes, gestantes e pessoas que respiram pela boca. Ou seja, se são muitas as portas de entrada para a periodontite como tratar de forma segura? Apenas procurando auxílio profissional, afinal essa doença é passível de muitas variáveis e apenas um especialista será capaz de prescrever o tratamento apropriado.
Periodontite como tratar e seus sintomas
Quando se fala em periodontite como tratar? Bem, essa doença pode ser classificada em quatro categorias: crônica, ulcerativa necrosante, agressiva e apical aguda. E embora não seja contagiosa, é possível que alguém que já tenha predisposição possa se envolver em contágio. E como saber que está com periodontite?
Bem, geralmente essa doença é manifestada pelos seguintes sintomas:
- Quando há mau hálito (ou halitose) constante e forte;
- A gengiva fica muito vermelha e às vezes até arroxeada;
- Além disso, a região gengival fica inchada, dura ou tumefacta;
- Outra característica exibida pela gengiva é que ela se retrai, expondo mais a raiz dos dentes;
- Por estar extremamente sensível, o tecido gengival doe e sangra por um leve toque ou mesmo de forma espontânea;
- Acontece um fenômeno denominado mobilidade dentária, que é quando os dentes ficam moles;
- Pegando carona nesse sintoma há alteração da posição dos dentes;
- Por fim, pode-se notar a presença de bolsas periodontais – espaços inchados entre os dentes e a gengiva.
Tem cura, mas é preciso cautela
A periodontite como tratar e se livrar dela de uma vez por todas é o desejo de quem está com um ou mais sintomas dos apresentados acima. E felizmente essa doença tem cura, porém, algumas ações provocadas por ela não são reversíveis, ocorrendo muitas vezes a perda do dente. Por isso, o quanto antes procurar por auxílio profissional melhor será para a sua saúde.
São muitas as possibilidades de tratamento, algumas sem intervenção cirúrgica ou medicamentosa, a depender do estágio e do tipo da periodontite e das condições de saúde do paciente. Uma das formas mais eficazes no sentido de se prevenir é fazer uma boa higienização bucal diariamente e evitar hábitos tabagistas, as chances de contrair a doença serão mais baixas.