Vantagens do procedimento de prótese fixa sobre implante
A prótese fixa sobre implante é uma alternativa que pode substituir um ou mais dentes perdidos ou retirados. Para ser colocada, é preciso realizar o desgaste dos dois dentes que se encontram ao lado do espaço que está vazio e será preenchido com a prótese fixa sobre implante, mesmo que estejam saudáveis. Assim, ambos os dentes serão o suporte para o novo dente, que terá duas coroas que serão incluídas sobre os que foram desgastados para suportar o dente substituído, ou seja, a prótese, que permanecerá no local antes vazio.
Os principais benefícios da prótese fixa sobre implante são o custo mais baixo e a rapidez com a qual o procedimento é realizado. Além destas funcionalidades, a prótese pode ser incluída independente da qualidade do osso que irá a receber, pois ela não fica integrada sobre ele. No entanto a prótese fixa sobre implante não permite o uso de fio dental, pois não espaço entre ela e os dois dentes que a cercam. Como há a possibilidade de acumular sujeira embaixo do aparelho, é preciso o uso de escovas interdentais para realizar uma higiene completa, além da visita periódica ao dentista.
Erros cometidos a respeito da prótese fixa sobre implante
Em virtude de alguns erros que a pessoa pode cometer, a prótese fixa sobre implante pode ter sua validade diminuída e ainda apresentar problemas de saúde, como consequência. Desta forma, eles podem aparecer como:
- Mau hálito;
- Peri-implantite, que é a perda óssea progressiva ao redor dos implantes;
- Infecção ao redor dos mesmos;
- Perda definitiva da prótese fixa sobre implante.
Desta forma, a manutenção do aparelho deve ser realizada a cada seis meses, a fim de evitar qualquer tipo de transtorno. A higiene diária é um dos principais fatores que podem evitar infecções e o acúmulo de resíduos alimentares nestes locais, que podem causar placa bacteriana e, como consequência, a gengivite.
Como conviver com a prótese fixa sobre implante
Após o procedimento, diversos produtos podem ajudar na melhor higienização, como a escova de modelo unitufo, por exemplo, em razão dela ser capaz de alcançar espaços mais difíceis e escondidos. O fio dental com ponta rígida é outro material que pode ser usado e, apesar de não ter a possibilidade de passá-lo ao lado da prótese, tem como realizar a limpeza com ele por cima e por baixo do aparelho, em decorrência se ele estiver na parte superior ou inferior da cavidade bucal.
Alguns alimentos pigmentados, como café e vinho, podem ser evitados, pois, dependendo do material utilizado para confeccionar a prótese, por exemplo, as resinas, podem manchar o aparelho. Se não houver como evitar tais alimentos, a higienização deve ser realizada em sequência de seu consumo. No entanto, este fator não ocorre se o material for fabricado com porcelana, que é mais resistente do que os demais. De qualquer forma, este cuidado deve ser redobrado nos primeiros meses após a colocação da prótese fixa sobre implante, mas mantê-lo após esse período é essencial para manter a durabilidade e funcionalidade do aparelho.