Sangramento na gengiva é sinal de alerta
Quando o nosso organismo dá sinais de que algo não está bem precisamos buscar a opinião de um especialista. Na saúde bucal funciona da mesma forma. Quando uma pessoa apresenta sangramento na gengiva é importante ser observada de perto por um dentista. Problemas podem significar desde o comprometimento dos dentes até outras doenças.
Partos prematuros poderiam ser evitados se as mães tivessem tratado qualquer doença gengival de forma precoce. Uma gengiva saudável tem aparência rosada e precisa estar bem justa aos dentes. O sangramento na gengiva é comum relacionar apenas à má higiene, porém, o alerta pode estar muito além de um problema nos dentes, indicando deficiência em outras áreas do organismo.
Sangramento na gengiva e seus indicativos
O indivíduo quando escova os dentes nota uma espuma branca está ganhando uma cor mais viva e avermelhada. Se este sangramento permanecer após a higiene bucal, pode ser deficiência em outras áreas do organismo, a carência de vitamina K, leucemia, alterações hormonais, diabetes, queda de resistência e desordem hemorrágica.
Esses pequenos ferimentos são uma porta de entrada para microrganismos perigosos, que podem atingir a corrente sanguínea e agravar doenças cardíacas ou respiratórias crônicas. Portanto, ao observar esse sintoma, é importante ficar atento e buscar ajuda de um profissional.
Os sintomas são considerados inocentes e os pacientes levem décadas até procurar uma orientação profissional. Existem casos nos quais essa intervenção pode vir tarde demais, inclusive correndo o risco de desenvolver uma periodontite, que é o estágio mais avançado da gengivite, podendo levar a perda dos dentes. Confira algumas doenças que podem ter como sintoma o sangramento na gengiva.
- carência de vitamina K;
- leucemia;
- alterações hormonais;
- diabetes;
- queda de resistência;
- desordem hemorrágica.
A higiene oral incorreta é a principal causa da inflamação e sangramento nas gengivas. A placa bacteriana se forma nos dentes mal escovados ou não escovados completamente. O espaço entre os dentes e gengivas sofre particularmente os maiores riscos. A placa bacteriana substâncias que afetam o sistema imunológico. Com isso, desencadeia-se a inflamação que provoca a enfraquecimento da gengiva. Se a infecção não for tratada, pode atacar o periodonto e, finalmente, o osso maxilar.
Como escovar os dentes corretamente
Sangramentos são muitas vezes de que o paciente precisa escovar melhor os dentes. Em nenhuma circunstância a escovação deve ser cessada por causa do sangramento - desta forma a infecção da gengiva só vai piorar. A placa deve ser removida, caso contrário, a gengiva não vai se recuperar. E tudo isso só é possível com uma escova dental aliada a outros produtos de higiene e cuidados orais. Em algumas situações, o sangramento pode ser até um sinal de cura.
Por exemplo, ao usar as escovas interdentais pela primeira vez, o indivíduo pode perceber um sangramento na gengiva. Isso indica inflamação e o sangramento não deverá voltar após alguns dias limpando os dentes conforme o recomendado pelos dentistas. Desta forma a inflamação e o sangramento na gengiva vai diminuir e o risco de doença periodontal será eliminado.