Saúde bucal merece toda atenção
Ter um sorriso bonito é algo almejado por muitos brasileiros. Para tanto uma genética privilegiada não é suficiente. Desde os primeiros anos de vida os pais devem cuidar da saúde bucal de seus filhos para que cheguem na idade adulta com dentes perfeitos. A importância do tema tem conquistado mais espaço graças a conscientização realizada pelos profissionais da área.
Saúde bucal e os principais problemas enfrentados
- Cárie;
- Mau hálito;
- Gengivite;
- Tártaro;
- Placa.
Todos os problemas citados acima na área de saúde bucal ainda são bastante recorrentes. A cárie é o resultado da desintegração do dente provocada pela higiene mal feita. No caso do mau hálito a maior parte dos casos tem origem bucal. Um percentual menor está ligado a problemas estomacais e respiratórios.
A gengivite é a inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana. Placa bacteriana e tártaro tem uma ligação direta, pois a primeira é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. O tártaro é o resultado do endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.
Para diminuir a incidência de todas estas situações a prevenção é algo fundamental. Tudo começa em casa com a escovação correta dos dentes, uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia e visita regular ao dentista conforme o prazo estabelecido pelo especialista. Outras medidas são importantes como uma alimentação correta, evitando o excesso de álcool e café. Parar de fumar é outra decisão que ajudará bastante a reduzir os problemas ligados à saúde bucal.
Saúde bucal e a prevenção do câncer
Especialmente para quem tem mais de 40 anos, consome regularmente bebidas alcoólicas e é fumante a prevenção do câncer de boca deve estar na agenda. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.
Outros problemas com menor índice de gravidade ligados a boca são lesões na língua, bochecha, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta. Inflamações da gengiva, aftas, herpes labial e feridas provocadas pelo uso de dentaduras podem ter consequência lesões benignas que devem ser investigadas.
A falta de saúde bucal pode resultar até em problemas no coração, como é o caso da Endocardite, que resulta da formação de fungos e bactérias na cavidade oral e se espalham pelo corpo, podendo afetar as válvulas cardíacas. Portanto cuidar da saúde bucal sem dúvida vai beneficiar todo o organismo.
Benefícios da saúde bucal em dia
Para o paciente que está em dia com a saúde bucal o primeiro benefício é a auto estima. Ter um sorriso bonito, sem mau hálito, por exemplo, aumenta a confiança em várias áreas da vida da pessoa, desde o campo profissional, amizades e relacionamentos amorosos.
Quando mantém a saúde bucal em perfeitas condições o adulto tem condições também de dar o exemplo para os seus filhos fazerem o mesmo, ensinando-os desde os primeiros anos de vida boas práticas de higiene, e fazendo com que perca o medo de visitar o dentista.