Principais causas da sensibilidade dentária
A sensibilidade dentária, também conhecida pelos dentistas como hipersensibilidade dentinária, é um problema mais comum do que você pensa. Trata-se de uma condição desenvolvida a partir de outros problemas, também comuns, como retratação gengival, causada pela escovação feita com muita força, rosão dentária, em razão de alimentos e bebidas ácidos, e desgaste do esmalte dentário. A sensibilidade dentária está presente, geralmente, em pessoas entre 20 e 50 anos de idade e surge na parte mais macia no dente, chamada de dentina, que é coberta pelo esmalte e pela gengiva.
A dentina é ligada ao centro do dente através de milhares de canais microscópicos. Quando ela está exposta, uma simples bebida fria demais pode ativar os nervos no núcleo do dente. Neste momento, uma dor aguda é causada, ativando, então, a sensibilidade dentária. No entanto, você sozinho não consegue realmente descobrir se possui essa condição ou não, já que a única pessoa que poderá confirmar é o dentista. Caso realmente foi diagnosticado com hipersensibilidade dentinária, alguns hábitos podem ajuda a diminuí-la, como uma simples higiene bucal diária e correta e uma alimentação mais balanceada e com menos componentes ácidos.
Alimentos que causam a sensibilidade dentária
O principal motivo para alguém procurar um dentista antes de descobrir que possui a sensibilidade dentária é o desconforto causado no momento de ingerir certos tipos de alimentos. Neste caso, alguns são as principais causas da dor no dente de quem tem hipersensibilidade dentinária, como:
- Sorvetes;
- Refrigerantes gelados;
- Sucos com muito gelo e feito a partir de frutas muito ácidas;
- Café quente;
- Comida morna, como arroz e feijão;
- Doces com muito açúcar, como chocolate e bolo.
Definitivamente, os alimentos que mais causam desconforto são os que mais comemos e bebemos em nosso dia a dia. Eles são capazes de deslocar o fluído presente na região, o que causa as dores. Desta forma, o tratamento correto é o que irá fazer você voltar a se alimentar com o que mais gosta. Afinal, que consegue ficar muito tempo sem tomar um delicioso sorvete?
Como resolver a sensibilidade dentária?
A resolução da sensibilidade dentária vai além do uso de cremes dentais para dentes sensíveis. O fato que ajuda a curar esta condição é realmente resolver o problema no início, assim que sentir o primeiro “choque” ao ingerir algum alimento, como os informados anteriormente. Por isso, procurar o dentista é o primeiro que deve se fazer ao invés de pensar que apenas compra uma pasta de dente especial fará efeito.
Se há a demora para a procura de um tratamento, a sensibilidade dentária, assim como qualquer outro problema bucal, pode evoluir e causar uma inflamação grave, o que vai resultar no tratamento de canal, o que será ainda mais demorado. Sendo assim, a melhor forma de resolver a sensibilidade dentária é evitar agravá-la, procurando um profissional logo no primeiro sinal. É ele quem irá informar a melhor forma de tratar tal condição e qual a maneira correta de realizar a limpeza bucal a partir deste problema.