Procedimento cirúrgico antes dos sintomas do dente siso
Os sintomas do dente siso se resumem em dor e sensibilidade tanto na região do dente que nasceu ou ainda vai nascer como em toda a face, pescoço, ouvido e cabeça. É a dor que torna necessária a extração do dente molar para que o indivíduo tenha mais qualidade de vida. O procedimento é uma cirurgia que pode ser realizada antes ou depois do nascimento do dente do siso, com anestesia local, aplicada depois da verificação do cirurgião dentista ou cirurgião bucomaxilofacial.
Esta verificação indica se o dente tem condições de nascer normalmente, bem como se há ou não espaço na boca para abrigá-lo, ou, em casos mais complicados, se está completamente torto, o que pode prejudicar toda a arcada dentária, caso ele tente nascer. Muitos dentistas indicam que a extração seja realizada entre 16 e 18 anos de idade, pois, nesta faixa etária, existem apenas as raízes, ou seja, os dentes nem chegaram a surgir ainda. Desta forma, há mais facilidade em retirar apenas a raiz, de forma que os sintomas do dente siso causem menos dor e desconforto durante o pós-operatório e mais facilidade ao profissional que realiza a cirurgia.
Principais sintomas do dente siso
Entre todos os sintomas do dente siso, eles podem evoluir de acordo com a evolução da inflamação do dente. No entanto, de qualquer forma, os sintomas podem aparecer, de forma mais intensa ou não, como:
- Inchaço na gengiva e na boca;
- Mau hálito;
- Inflamação dos gânglios no pescoço e abaixo da mandíbula;
- Dor no momento de mastigação;
- Dores de cabeça ou enxaqueca constante;
- Dor nos maxilares e no ouvido;
- Sangramento na região onde o dente irá nascer.
Se houver a cirurgia de retirada do dente molar, é preciso a anestesia, além de procedimentos diferenciados de acordo com a posição que o dente se encontra. Para finalizar, de dois a três pontos são dados na região da extração, sendo que todas as etapas da cirurgia duram de 5 a 30 minutos de acordo com o paciente. Desta forma, os sintomas do dente siso são diminuídos até seu completo desaparecimento, com o cuidado necessário com a saúde bucal e uma recuperação completa, que deve seguir todas as prescrições do cirurgião bucomaxilofacial.
Como funciona a recuperação da cirurgia?
Os sintomas do dente siso não são fáceis, e o desconforto que pode surgir após a cirurgia não tem a mesma proporção de dor sentida antes, somente caso o procedimento for realizado por um profissional de qualidade, com total conhecimento de como funciona a extração e todas suas etapas. O desconforto na recuperação é normal, porém a dor extensa não.
No caso de quem passou por um procedimento satisfatório, basta tomar cuidado com a dieta, que deve ser mais leve, fria e líquida, com o consumo liberado de sopas frias, sorvetes, gelatinas, milkshakes e pudins. Se o dentista achar pertinente, também pode receitar medicamentos, como anti-inflamatórios. Outro fator que não pode faltar no pós-operatório é a higiene bucal, com uma escovação através de uma escova macia e o bochecho pode ser realizado também a partir das indicações do profissional.