Siso inflamado tem solução
Quem nunca ouviu falar sobre a dor quando se tem um dente siso inflamado. O último a nascer na arcada dentária, ocorrendo na adolescência até a fase adulta jovem. Devido a sua posição bem posterior na arcada, muitos acabam tendo dificuldade para higienizá-lo, por isso sua remoção é indicada.
Além disso, existem casos em que esse dente nasce em uma posição alterada, comprometendo ainda mais sua manutenção na boca. Assim, o dente siso inflamado ocorre quando há higienização deficiente da região, gerando dor e desconforto. Esse problema também pode ser chamado de pericoronarite.
- O siso pode não nascer na posição correta;
- Pode existir um “pedaço” de gengiva em cima do siso, funcionando como uma “tampa” que acumula sujeira;
- A pessoa pode não ter abertura de boca suficiente para acessar seus dentes mais posteriores.
Apesar da mesmo a melhor escovação da região pode não ser suficiente para deixá-la totalmente limpa, uma vez que alguns resíduos de sujeira poderiam ficar escondidos, sem que a escovação e o uso de fio dental conseguissem acessá-los. Nesses casos, os riscos de inflamação e dor na região são altas.
Sintomas do dente siso inflamado
- Dor;
- Região vermelha;
- Inchaço na região;
- Gosto estranho na boca;
- Dificuldade de abertura da boca.
Esses fatores são característicos de inflamação na região do siso. A dor pode ser aguda sendo importante procurar o dentista o quanto antes. O melhor caminho para evitar o dente siso inflamado é higienizar corretamente a região. Entretanto, isso nem sempre é possível. Alguns pacientes nos relatam que usam medicação por conta própria para melhorar a dor no siso. Porém, isso não é recomendável e deve ser evitado.
O uso de medicamentos deve ser realizado sob supervisão do dentista para quem tem siso inflamado, até porque, momentaneamente a dor pode melhorar, porém, o problema não será resolvido. Quando o efeito do remédio passar a dor irá voltar. Nesses casos, o procedimento indicado é a extração. Confira abaixo algumas dicas para a recuperação correta do procedimento.
- Evitar realizar atividades físicas;
- Evitar pegar sol;
- Se alimentar com alimentos frios e pastosos;
- Higienizar a região corretamente.
Um dente que fica retido dentro da gengiva ou do osso, podem surgir cistos ou tumores. Além disso, as raízes dos dentes adjacentes ao siso podem ser absorvidas devido à sua presença. A permanência de um dente dentro do osso também provoca fragilidade na mandíbula, o que aumenta o risco de fratura em caso de traumas. Por estes motivos é fundamental o diagnóstico e tratamento corretos do problema. Quanto mais jovem for o paciente mais fácil ocorre a recuperação, sendo que o ideal é resolver o problema antes dos 30 anos, após a raiz do dente se calcifica e a retirada fica mais difícil,
Sortudos
Para alguns poucos sortudos embora os sisos sejam partes naturais da estrutura da boca, há quem nasça sem eles. Tal particularidade é rara e só acontece em casos nos quais a estrutura embrionária não existe. Há, ainda, aqueles que permanecem escondidos sob a gengiva e só são avistados por meio de radiografias.