Tártaro nos dentes tem cura, no entanto, precisa de extrema atenção
O tártaro nos dentes tem cura, mas, para isso, é preciso entender como surge este problema. O tártaro, ou também conhecido como cálculo dental, é o acúmulo e endurecimento de restos de comida, resíduos de celular e bactérias. A junção destes três componentes gruda no dente por conta da higienização bucal incorreta e a má alimentação. O problema, então, se forma na superfície da arcada dentária no formato mais esbranquiçado, amarelo ou mais escuro, dependendo do caso ou nível do tártaro.
O surgimento destas manchas também torna os dentes mais porosos, causando irritações e inflamações na mucosa da gengiva. Desta forma, a boca fica propícia a diversos tipos de problemas, como cárie, gengivite, halitose e, em casos mais graves, a doença periodontite, que pode causar a perda dentária. As áreas que costumam ser mais atingidas são o esmalte dos dentes e a margem da gengiva, sendo que o acúmulo do tártaro também é mais suscetível nas superfícies duras da cavidade oral, até mesmo em implantes e próteses.
O tártaro nos dentes tem cura, mas pode ser prevenido
O tártaro nos dentes tem cura, mas há diversas maneiras de evitar o problema. Qualquer pessoa que não possui o devido cuidado com sua saúde oral pode sofrer de tártaro, ou seja, a prevenção é o melhor caminho, pois evita este e outros problemas. Sendo assim, é possível destacar:
- Uso de fio dental, que deve ser utilizado, principalmente, antes de dormir, já que retira os restos de comida, estes que podem se endurecer e formar o tártaro;
- Lavar os dentes pelo menos três vezes ao dia, pela manhã, após as refeições e antes de dormir, mantendo a boca limpa e saudável;
- Redução da ingestão de bebidas que mancham os dentes, como vinho tinto, chã e café, pois os dentes podem absorver a pigmentação e, automaticamente, se enfraquecer;
- Optar por uma alimentação mais saudável, com alimentos que ajudam a eliminar restos de comida entre os dentes, como maças, cenouras e aspargos;
- Consultar o dentista periodicamente, a fim de detectar problemas orais com antecedência e, assim, promover tratamentos que podem trazer a cura mais fácil, através de um check-up dentário completo.
Remoção do tártaro nos dentes tem cura
O tártaro nos dentes tem cura e pode ser removido pelo dentista. Essa eliminação deixa a boca mais limpa e com menos possibilidade das bactérias da boca ultrapassarem para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. Os cuidados podem ser feitos em casa, com a higiene bucal receitada pelo profissional, mas também há a necessidade de visitar o dentista a cada seis meses em um tratamento que foca na remoção profunda do problema.
Assim, não apenas o tártaro, mas outros problemas como cáries, placa bacteriana, que causa a gengivite, e doenças mais graves podem ser tratadas ou evitadas com mais facilidade. Desta forma, há menos chances de adquirir problemas e ainda valorizar a saúde oral, que deve ser levada em conta com a devida atenção.