Tratamento canal dente antigo x atual
No passado, um dos procedimentos mais temidos pelos pacientes que iam ao consultório odontológico era o tratamento canal dente. Até poucos anos, o medo desse procedimento às vezes afugentava as pessoas da visita ao dentista e então a inflamação na polpa do dente não era tratada, muitas vezes, o dente tinha que ser até removido devido ao não tratamento adequado no tempo certo.
Porém atualmente, com a modernização da tecnologia e com o avanço das técnicas, que se tornaram mais precisas e menos invasivas, toda a odontologia sentiu os efeitos positivos, que se destacou principalmente no tratamento canal dente. Mas, quando um paciente necessita ser submetido a um tratamento canal dente? Pois bem, esse procedimento é necessário quando há uma cárie não tratada, permitindo que as bactérias consigam acessar a polpa do dente, gerando dores e podendo até formar bolhas de pus na raiz do osso maxilar ou mandibular, o chamado abscesso.
Entenda como é o tratamento canal dente
Hoje em dia, o dente infectado só precisa ser removido caso a polpa comprometida não seja retirada, o que pode causar dores e edemas. Por isso, ao primeiro sinal de cárie ou de dor de dente, é preciso procurar por um dentista o quanto antes, pois caso evolua, o tratamento se torna mais complexo e custoso.
E para entender um pouco mais sobre como funciona e qual é o passo a passo do tratamento canal dente, confira os tópicos abaixo:
- Raio X – Ao chegar ao consultório odontológico com as queixas de dor de dente e cárie e o dentista suspeitar que você precisa de um tratamento canal dente, certamente ele vai solicitar raios-x para conseguir enxergar onde exatamente a cárie está localizada;
- Anestesia – Por ser um procedimento que lida com a polpa do dente (e que já está dolorida), nos dias de hoje é aplicada uma anestesia local, administrada no dente afetado. Dessa maneira, o paciente não sente nenhum desconforto durante o procedimento;
- Pulpectomia – Ao saber onde está a cárie e tendo aplicado a anestesia no paciente, o profissional então realiza a abertura da polpa do dente doente e a remove;
- Preenchimento – A finalização do tratamento canal dente então ocorre quando o especialista insere um material flexível em forma de cone no canal (ou em cada um dos canais) geralmente selado com o auxílio de cimento apropriado. Pode ser que um pino de plástico ou de metal seja colocado no canal para que se consiga mais resistência.
Cuidados após o procedimento
O tratamento canal dente possui altos índices de sucesso, para tanto, é necessário que o paciente tome alguns cuidados após se submeter ao procedimento como por exemplo praticar uma boa higiene bucal completa diariamente. Fora isso, visite o dentista regularmente e faça profilaxia, ou seja, limpeza, de seis em seis meses. Caso possa evitar a mastigação de alimentos duros como gelo, seus dentes estarão mais protegidos. Mantendo todos esses cuidados, não há com o que se preocupar, é só então curtir os dentes novos e saudáveis.