Como perder o medo do tratamento de canal
Um dos tratamentos mais temidos pelas pessoas quando se fala em Odontologia é o tratamento de canal. Este procedimento nada mais é do que limpeza e desinfecção do espaço interno do dente. Nas décadas passadas enfrentar os equipamentos do dentista até poderia ser sofrido, mas com o avanço da tecnologia na área a realidade atual é bem diferente.
Quando o tratamento de canal não é realizado, o paciente pode acabar tendo que extrair o dente, procedimento que além de afetar a autoestima, pode levar a necessidade de um implante dentário, algo que pode gerar uma despesa extra com a qual a pessoa não estava contanto naquele momento específico de sua vida.
Entre os motivos que levam uma pessoa a precisar passar pelo tratamento de canal estão a contaminação do dente, comumente causada por alguma cárie que não foi tratada. Algum trauma ou fratura que o dente possa ter sofrido pode fazer com que a intervenção ocorra. Finalmente quando existe a necessidade de colocar uma coroa, pois o tratamento de canal auxilia na instalação de próteses dentárias.
Quem precisa fazer o tratamento de canal: sintomas
- Dores no dente;
- Dores em dias frios;
- Dores que demoram para passar;
- Dores provocadas quando um alimento quente é ingerido.
Antes de realizar qualquer intervenção é provável que o dentista solicite um Raio-x da dentada do paciente para verificar a real situação. O tratamento em si começa com a anestesia local, sempre no dente infeccionado. É realizada a remoção completa do tecido comprometido e uma limpeza geral da região para evitar que qualquer bactéria volte a causar danos. Com o avanço das técnicas a maioria dos problemas são resolvidos em uma sessão, que pode durar entre 40 minutos até duas horas.
Importância da higiene oral
A higiene oral, escovar bem os dentes, passar o fio dental e visitar com a regularidade necessária o dentista é importante por diversos motivos para a saúde do indivíduo. Sem esquecer que se trata de um fator social, pois aparência e hálito contam em ambientes de trabalho e nos relacionamentos amorosos e de amizade.
Realizar o tratamento de canal, mesmo que a pessoa não se importe de perder um dente, ainda assim é fundamental. A infecção no dente, se deixada sem cuidados, pode se aprofundar e se espalhar pelo corpo, resultando até em morte. Este fato se deve pelo fato de que os organismos podem ingressar nos vasos sanguíneos chegando até a região do coração se depositando e elevando as chances de um problema cardíaco mais sério.
Para a pessoa que tem consciência da importância do tratamento de canal alguns cuidados após sua realização são importantes para o sucesso do tratamento. Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas. Em algumas situações o dentista pode indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios após o canal. Eles são importantes aliados para os casos em que surgirem incômodos ou dores até a conclusão do tratamento.