Tipos de tratamento para dor de dente
Quem nunca sofreu com uma dor de dente, seja ela mais leve, mais aguda, recorrente ou esporádica que atire a primeira pedra. Não é normal, mas é bastante comum. Logo, ao sentir o incômodo, as pessoas buscam tratamento para dor de dente, mas nem sempre em fontes seguras como os profissionais da área. Ao recorrer a uma solução indicada por alguma pessoa na internet, por exemplo, você pode prejudicar o seu quadro pois as causas para o problema podem ser inúmeras, e para cada uma há um tratamento para dor de dente diferente. Há situações em que deve ser colocado líquido frio, em outras líquido quente, há casos que são melhores tratados com medicamentos ou com produtos naturais.
Enfim, são muitas as possibilidades, porém todas devem ser recomendadas por um dentista. Muitas vezes um tratamento realizado de modo inapropriado pode causar reações adversas como inchaço ou a própria manutenção da dor. Além do mais, a automedicação pode ser muito perigosa, levando inclusive a óbito em casos mais graves.
Causas comuns e tratamento para dor de dente
Buscar tratamento para dor de dente é a primeira coisa na qual se pensa quando se está sentindo o incômodo, problema que aliás impede que a pessoa coma, fale e que desenvolva sua rotina normalmente - um dente dolorido interfere negativamente na qualidade de vida do paciente. Mas, é sempre interessante pensar no que pode causar essa dor e o que está por trás dela. Entre as razões mais comuns estão:
- Cárie – devido a desmineralização do dente as bactérias podem se aproximar do nervo, e quanto mais perto, mais dolorido é;
- Doença periodontal – um sangramento na gengiva ou uma coloração mais avermelhada pode sinalizar uma gengivite que se não tratada evolui para uma periodontite, inflamação que atinge o osso;
- Retração gengival – quando a gengiva se retrai ela expõe a raiz do dente e então ele fica muito sensível, sendo que às vezes até o próprio ar respirado pela boca pode causar incômodo;
- Trauma dentário – um impacto muito forte nos dentes pode causar dores na hora do incidente ou então meses depois do ocorrido, quando a polpa “morre”.
Saiba como se prevenir
A dor de dente é uma das mais incômodas que pode ser sentida pelo ser humano, quem já sentiu alguma em qualquer momento sabe que às vezes a impressão é de que a dor que começou no dente se espalhou para o ouvido, garganta e cabeça. Portanto, não passar por essa situação é o melhor remédio e então nem ter que buscar tratamento para dor de dente.
E entre as formas de se evitar dores de dente está a higienização, que deve ser feita ao menos três vezes ao dia e com o uso de escova macia, fio dental e enxaguante bucal. Dessa maneira, as cáries e doenças periodontais serão evitadas. Já para evitar as dores em decorrência de impactos, é indicado que atletas utilizem protetores bucais. E claro, todas as pessoas devem se consultar com o dentista regularmente e assim se prevenir de muitos problemas que envolvem a saúde bucal.