Acabe com mau hálito com tratamento para halitose
O mau hálito ou halitose é um problema tanto para quem tem quanto para quem está perto e convive. O odor desagradável na hora de falar ou ao abrir a boca não é simplesmente uma questão de má higiene bucal na maioria dos casos, geralmente há outras doenças que podem levar a tal.
E o tratamento para halitose consiste primeiramente em uma boa higienização composta por escovação diária com uma escova macia no mínimo três vezes ao dia ou após as refeições e uso do fio dental e do enxaguante bucal ao menos uma vez por dia. Se não resolver, o ideal é procurar por um atendimento profissional de um dentista para então identificar a causa do problema e prescrever o tratamento para halitose ideal para o seu caso. Balas de hortelã ou chiclete de menta não resolvem a questão, podem apenas mascarar o odor por alguns minutos, enquanto ainda estão na boca, mas não são a solução. Vale ressaltar que o mau hálito que precisa de tratamento não é aquele gerado após o consumo de um alimento com gosto mais forte como cebola ou alho, e sim o caso crônico cuja halitose persiste no dia a dia.
Doenças que levam a buscar tratamento para halitose
A má higiene muitas vezes é vista como responsável pelo mau hálito, porém não é sempre a causa. Portanto, ao detectar que necessita de um tratamento para halitose, consulte o dentista pois entre as doenças periodontais que causam esse problema podem estar:
- Gengivite – inflamação na gengiva que além do mau hálito pode causar aftas e até mesmo deixar o dente mole;
- Periodontite – é uma evolução do quadro da gengivite, porém atingindo o osso, causando dor e inchaço;
- Cáseo – uma saliência calcificada nas amígdalas pode gerar halitose, dificuldade para engolir e até dor de ouvido;
- Amidalite – a famosa inflamação que ocorre na parte de trás da garganta, também gera mau hálito além de coriza e dor de cabeça;
- Abcesso dentário – a soma do mau hálito, cárie e pus pode ser significar que há um dente infeccionado.
Qualidade de vida é ter saúde
Além das doenças mencionadas e que podem ter o mau hálito como sintoma, há inúmeras outras possibilidades de outras disfunções como por exemplo estomacais que podem gerar esse problema. O consumo excessivo de determinados medicamentos, o cigarro e uma alimentação não balanceada também podem figurar na lista dos causadores de halitose. Por isso é muito importante contar com a ajuda de um profissional para entender o seu organismo e então buscar o melhor tratamento para o caso.
Não negligencie esse problema por vergonha ou por qualquer outro motivo, procure por uma ajuda especializada e faça um tratamento para halitose pois é uma questão de qualidade de vida e saúde. Não é algo superficial e sem importância, além de impactar negativamente no convívio social pode ser sinal de algum outro problema de saúde, portanto, não hesite em agendar uma visita ao consultório odontológico.