Como tratar mau hálito em definitivo?
A halitose, ou mau hálito, é um problema que atinge não só a pessoa que exala o odor como também quem está ao seu redor, gerando situações constrangedoras. E para quem vivencia esse problema, a busca por tratar mau hálito é constante e quando não há auxílio profissional, não tem eficácia alguma. Muitas pessoas quem passam por isso diariamente – não logo que acordam, antes de escovar os dentes a primeira vez ao dia ou após consumirem um alimento mais condimentado, principalmente com alho e cebola – acabam recorrendo a chiclete de hortelã, bala de menta e spray bucal, porém são medidas provisórias e que não solucionam o caso, apenas o mascara por alguns minutos.
Se você percebeu que está com halitose e não sabe como tratar mau hálito de forma eficiente, a primeira medida a tomar é fazer uma boa higienização bucal, com escovação no mínimo três vezes ao dia, e com o complemento do fio dental e enxaguante diariamente. Se o sintoma persistir, procure por um dentista, haja vista que esse pode ser sinal de inúmeros problemas de saúde, portanto é necessário um diagnóstico profissional.
Conheça as causas e saiba como tratar mau hálito
Além de muito desagradável, a halitose pode significar que algo não anda bem no organismo. Por isso, ao ir ao dentista, fazer anamnese e às vezes algum exame mais específico, é possível que entre as causas que tenham levado o paciente a buscar formas para tratar mau hálito, estejam:
- Problemas estomacais – úlceras e refluxo estão entre as principais razões quando é o estômago o causador do mau hálito;
- Gengiva – abscesso dentário, gengivite ou qualquer outro tipo de inflamação na gengiva pode ser caracterizada por halitose;
- Desidratação – tem a constante sensação de boca seca leva o organismo a se manifestar com o mau hálito. Beber no mínimo dois litros de água por dia é muito importante;
- Stress – outro fator que pode motivar a halitose é o stress, dessa maneira, é bom tentar pegar mais leve na rotina;
- Hábitos não saudáveis – nesse pacote estão o tabagismo, que prejudica a saúde de diversas maneiras, o alcoolismo, e uma dieta desequilibrada, com o consumo excessivo de alimentos industrializados.
Outras causas conhecidas e muito comuns
As razões listadas acima que levam o paciente a procurar formas de tratar mau hálito são frequentes, mas não tão comuns do que outras menos complexas e mais fáceis de resolver. A má higienização, seja ela pouca ou malfeita, é sempre um fator de risco para diversos problemas de saúde bucal, inclusive a halitose. Por isso, realizar a escovação no mínimo três vezes ao dia com uma escova macia e creme dental, ou então alguns minutos após as refeições, e utilizar fio dental e enxaguante bucal ao menos uma vez ao dia é uma receita que só traz benefícios. Quem utiliza aparelhos ortodônticos e próteses (dependendo de seu modelo), deve ter mais atenção ainda a limpeza dos dentes pois esses itens favorecem o acúmulo de resíduos.